sábado, novembro 30, 2013

Estas aposentadorias! - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 30/11

A aposentadoria do deputado José Genoino, condenado no mensalão, ao ser questionada pela opinião pública, criou um problema para o presidente do STF, Joaquim Barbosa. Ele também preside o Conselho Nacional de Justiça, que tem afastado desembargadores que cometeram irregularidades. Acontece que o CNJ jamais se opôs à praxe corporativa dos Tribunais de aposentar os punidos.

A polarização, segundo os tucanos

Para os tucanos, convencidos de que, "com o tempo, o charme de Marina Silva vai diminuir" ao analisarem as mudanças dos mapas eleitorais de 2010, dizem que haverá segundo turno e com a presença de Aécio Neves. Lembram que a presidente Dilma ganhou com folga em Minas, Rio, Pernambuco, Bahia, Ceará e Amazonas. Mas que agora será bem diferente. Minas vai votar em massa em Aécio. Pernambuco em Eduardo Campos. Os tucanos avaliam que estão mais fortes na Bahia, graças ao prefeito de Salvador, ACM Neto; no Amazonas, com o apoio do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio; e no Ceará, com o favoritismo de Tasso Jereissati para o Senado.

"O mais provável é um confronto PT x PSDB. Os tucanos governam São Paulo, Minas, Paraná e Pará. O PSDB tem discurso de oposição, o PSB passou dez anos no governo"
Aloizio Mercadante
Ministro da Educação, sobre a sucessão presidencial

Uns são mais iguais

Passou despercebido. Um agente penitenciário relata que antes de receber a banqueira Kátia Rabello e Simóne Vasconcelos, condenadas no mensalão, foram construídas duas celas para abrigá-las na prisão feminina da Papuda (DF).

O jeitinho

As empresas de telefonia móvel são campeãs de reclamações dos consumidores. Os sinais dos celulares pioram a cada dia. Por isso, uma dessas empresas, a TIM, instalou uma antena especial com o objetivo de melhorar o sinal no prédio da Anatei.

Ela fica no teto de um veículo permanentemente estacionado ao lado do prédio da agência.

Acordo em Pernambuco

Teresa Leitão, candidata a presidente do PT apoiada pelo ex-prefeito João da Gosta, e Bruno Ribeiro, candidato do senador Humberto Costa, fizeram um acordo. Em vez de disputar o segundo turno, cada um ficará no cargo dois anos.

Guerra federativa

Um estudo da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) aborda a defasagem dos custos, diante dos repasses, de programas federais tocados pelos municípios. Alguns casos citados de defasagém: Programa de Erradicação do Trabalho Infantil em 28%, Programa de Alimentação Escolar em 23% e Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar em 20%.

Uma depois da outra

A ex-secretária da Receita Lina Vieira, que deixou o governo Lula por se desentender com a então ministra Dilma Rousseff, perdeu mais uma. O candidato dela para presidir o Sindifisco perdeu a eleição para o auditor Cláudio Damasceno.

Abertura de mercado

O embaixador do Japão, Akira Miwa, antecipou para o vice Michel Temer que no próximo dia 4, na recepção pelos 80 anos do imperador Akihito, será servida carne suína catarinense. O produto recebeu autorização para consumo no Japão.


O governador Ciro Gomes (PROS-CE) disse ao ministro Paulo Bernardo (Comunicações) que não vai antecipar a escolha de seu candidato à sucessão.

Nenhum comentário: