domingo, novembro 03, 2013

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

“Continuamos com votos muito longos, votos intermináveis”
Ministro Marco Aurélio, do STF, sobre a aposta dos corruptos na lentidão da Justiça


DILMA QUER COMEÇAR 2014 COM NOVOS MINISTROS

Os ministros do PMDB que disputarão as eleições em 2014 já estão de sobreaviso para começar a encaixotar os pertences. Na contramão do desejo de alguns de permanecer no cargo até março, a presidente Dilma Rousseff avisou ao vice Michel Temer que pretende começar o ano de 2014 já com o quadro renovado na Esplanada. A petista negociará os cargos em troca de apoio para sua reeleição em 2014.

LÁ VEM BRIGA

Terceira maior bancada da base, o PP já está de olho no Ministério da Integração, prometido ao senador Vital do Rêgo (PMDB-PB).

NOME FORTE

Com o ministro Aloizio Mercadante (Educação) na coordenação da campanha de Dilma, Carlos Gabas é o mais forte para a Casa Civil.

DIFICULDADES

Cotado para substituir Ideli Salvatti na Secretaria de Relações Institucionais, Ricardo Berzoini (SP) enfrenta resistência até no PT.

NERVOS DE AÇO

O Tribunal de Contas da União faz “inspeção extraordinária” há dez dias no Tribunal de Justiça do Rio,
por ordem da ministra Ana Arraes. 

GOVERNO TENTA EVITAR ‘PAUTA BOMBA’ DE FIM DE ANO

O Planalto negocia com a base aliada para tentar evitar a votação de um combo de projetos que geram aumento de gastos para o governo. A presidente Dilma teme que a proximidade das eleições leve os parlamentares a votar medidas populistas, como a criação de piso remuneratório aos agentes de saúde, o fim do fator previdenciário e a PEC 300, que prevê piso nacional para policiais militares e bombeiros.

TODA AJUDA...

A ministra Ideli Salvatti pediu ajuda aos líderes do PTB, senador Gim Argello (DF), Jovair Arantes (GO) e ao presidente Benito Gama.

...TEM PREÇO

Durante a reunião, os petebistas avisaram que não têm qualquer compromisso com o governo, que até hoje não lhes deu ministério.

AZUCRINADOR-GERAL

Alvaro Dias (PSDB-PR) se diverte no Senado azucrinando a presidente, agora ameaçando uma CPI da Copa. Ele a chama de “Ô, Dilmo”.

NÃO VAI DAR CERTO

No Brasil com 200 milhões de habitantes, cerca de 26 milhões pagam imposto de renda para sustentar 50 milhões de pessoas no Bolsa Família. Ignora-se como vivem 124 milhões, e o futuro dessa equação.

SÓ FALTA O NARIZ

Para o senador Cícero Lucena (PSDB-PB), “o Congresso faz papel de palhaço” ao aceitar que o governo vote em outra medida provisória os termos da renegociação da dívida dos agricultores do Nordeste, ignorando todo o trabalho realizado por parlamentares na comissão.

VISTORIA

Após visitar antiga sede do DOI-Codi no Rio, as comissões da verdade da Presidência, Câmara e Senado farão nova diligência na sexta (8) na Base Aérea do Galeão, para procurar supostas celas subterrâneas.

CONTRA BLACK BLOCS

O deputado Esperidião Amin (PP-SC) protocolou na Comissão de Constituição Justiça parecer ao projeto de Eduardo Azeredo (PSDB-MG) para dobrar as penas para vândalos, previstas no Código Penal.

FEUDO

O deputado Esperidião Amin (SC) acredita ser praticamente impossível o PP faturar o Turismo na reforma ministerial. “Pelo que escutei na CNBB e no hospital Sírio-Libanês, a vaga é do PMDB”.

PESOU

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) teme que os violentos ataques dos black blocs em São Paulo, enfrentando o governador tucano Geraldo Alckmin, acabem prejudicando sua candidatura à Presidência, em 2014.

FALHA MATEMÁTICA

A Fecovinho garante que já entregou 4,5 milhões de litros dos sucos de uva adquiridos pela Conab, mas a empresa do Ministério da Agricultura menciona 2,9 milhões. Relatório aponta que ainda falta 1,2 milhão de litros da Nova Aliança e 540 mil da Aurora. A Garibaldi já entregou tudo.

VENDO PARA CRER

Dilma foi alvo de gozação por inaugurar pela terceira vez uma via expressa na Bahia. Queria ter certeza da inauguração, diria o outro.


PODER SEM PUDOR

PADRE É UM PERIGO

Políticos da Bahia contam uma velha história do interior, ocorrida nos anos 50, quando adversários de um padre candidato a prefeito o ameaçaram de revelar a lista dos filhos que ele fez nas redondezas, caso mantivesse a candidatura. Confessor das mulheres dos adversários, ele respondeu:

- Meus adversários podem até dizer quem são meus filhos na cidade, mas eu entrego os nomes de todos os que não são filhos deles...

Manteve a candidatura e foi eleito.

Nenhum comentário: