domingo, novembro 24, 2013

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

“Mesmo que ele não queira, (Ciro Gomes) é extremamente doce”
Presidente Dilma Rousseff discursando no Ceará, em raro momento “paz e amor”


PALOCCI RETOMA ‘INTERLOCUÇÃO’ COM EMPRESÁRIOS

O ex-ministro Antônio Palocci, está por trás da inquietação do PT em relação à “falta de diálogo” da presidente Dilma com empresários, e são atribuídas a ele ameaças de eventual retorno do ex-presidente Lula, em caso de risco de vitória da oposição, em 2014. Discretamente, Palocci quer reassumir o papel das campanhas de Lula e Dilma, de “interlocutor com empresários” e, claro, na arrecadação de doações.

ÍTALO-BRASILEIRO

Considerado, hoje, um rico e discretíssimo empresário, Antônio Palocci também tem dupla cidadania, a exemplo do fugitivo Henrique Pizzolato.

FICHA SUJA

Ministro da Fazenda de Lula e da Casa Civil de Dilma, Antônio Palocci foi demitido em ambos os governos sob fortes suspeitas de corrupção.

HISTÓRICO

Em março de 2006, Palocci foi demitido do Ministério da Fazenda, após o escândalo da quebra de sigilo do caseiro Francenildo Santos Costa.

REPETECO

Em 2011, então ministro da Casa Civil, Palocci foi demitido acusado de enriquecimento ilícito; seu patrimônio cresceu 20 vezes em três anos.

WAGNER TENTA ENTERRAR AÇÃO CONTRA MULHER NO CNJ

O governador Jaques Wagner (PT) tenta retirar da pauta do Conselho Nacional de Justiça o processo contra sua mulher, Maria de Fátima Carneiro de Mendonça, que se tornou servidora efetiva do Tribunal de Justiça da Bahia sem fazer concurso público. Em inspeção em julho, o CNJ identificou que a primeira-dama nunca pisou no tribunal e acumula cargo de assessora de supervisão com outro de analista, no Executivo.

BOQUINHA

Enfermeira de profissão, Fátima teve a petição para se tornar servidora estável aprovada pelo TJ-BA em apenas seis dias. Salário: R$ 13.619.

LANÇAMENTO

Ex-senador e ex-presidente da Confederação Nacional da Indústria, Albano Franco lançará sua biografia em Brasília, na próxima terça (26).

SUBMERSO

Às vésperas da prisão, o deputado mensaleiro João Paulo Cunha (SP) tem faltado às reuniões do Diretório Nacional do PT, do qual é titular.

PF JÁ DESCOBRIU

A Polícia Federal suspeita que um funcionário terceirizado de aeroporto facilitou a fuga do mensaleiro Henrique Pizzolato do País, e até já o identificou. Deverá ser preso a qualquer momento.

MUDOS

O ex-presidente Lula foi processado em 1998, após dizer: a Telebrás foi leiloada às pressas para “fazer caixa 2” da campanha tucana. O aeroporto do Galeão foi privatizado por R$ 19 bilhões no ano que antecede as eleições e o silêncio da oposição é ensurdecedor.

EMPURRA COM BARRIGA

Não é à toa que o PT comprou briga para adiar a cassação do mandato do presidiário José Genoino. O pedido de aposentadoria do mensaleiro só será analisado em janeiro, após análise de junta médica da Câmara.

OLHO NO FUTURO

O presidente do PMDB, Valdir Raupp (RO), defende que o partido comece a priorizar novos nomes para disputar a Presidência em 2018: “O PMDB não pode viver só de sua história, precisa projetar o futuro”.

MISSÃO IMPOSSÍVEL

Dilma e Lula jogam batata quente no colo do PCdoB. Querem que a sigla encontre uma saída para obter o apoio do PT a Flávio Dino, no Maranhão, mas preservando a relação com a família Sarney.

PAGOU UM SAPO

O presidente do PT, Rui Falcão, revelou a amigos que recebeu um telefonema “tão deselegante” da governadora Roseana Sarney (PMDB-MA), reclamando de suas declarações de apoiar Flávio Dino (PCdoB).

SECRETARIA DE QUÊ?

Criada para gerir imóveis públicos, a Secretaria de Patrimônio da União não tem a relação das residências cedidas às Forças Armadas. A SPU tira o corpo, com certo temor de mexer nos imóveis dos milicos.

ATÉ QUE ENFIM

No Planalto, o clima é mais de alívio do que de revolta com a prisão de caciques do PT condenados no processo mensalão. A avaliação é que, quanto antes das eleições o julgamento terminasse, melhor.

PENSANDO BEM...

...não são só “presos políticos” no presídio da Papuda, no Distrito Federal. Há também “preso tesoureiro”, “preso ministro”, “preso empresário” etc.

PODER SEM PUDOR

S DE SANDOVAL

No início dos anos 1960, era prefeito de Maceió, Sandoval Caju, um dos mais populares políticos da História. Também poeta e radialista, bom papo que se definia como “conversador”, não gostava das críticas por aplicar a letra S nas obras públicas que inaugurava. Desmentia categoricamente a acusação de promoção pessoal, e explicava:

- O “S” nos bancos de praça é inicial de “Sente-se”; nas calçadas, significa “Siga” e, nos mictórios, “Sirva-se”…

Nenhum comentário: