quinta-feira, novembro 21, 2013

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

“O governo de Dilma não deixou sua marca”
Marina Silva (PSB), para quem falta ao atual governo personalidade própria


PT IGNORA SEU ESTATUTO E NÃO EXPULSA MENSALEIROS

O artigo 231 do Estatuto do Partido dos Trabalhadores prevê expulsão de filiados condenados “por crime infamante ou práticas administrativas ilícitas, com sentença transitada em julgado”. Mas os meliantes do mensalão só seriam expulsos por decisão da Executiva Nacional, e o assunto nem mesmo foi discutido na reunião de segunda (18). A regra, que contraria o estatuto, foi adotada pelo presidente do PT, Rui Falcão.

DONO DA BOLA

Corruptos transitado em julgado do mensalão permanecem filiados, diz a assessoria do partido, porque “o PT não concorda com o julgamento”.

PERDA DE MANDATO

O Estatuto do PT também prevê comunicação à Justiça Eleitoral dos condenados desfiliados, o que implicaria em perda de mandato.

REGRAS PRA QUÊ?

Entre os réus petistas condenados no processo do mensalão estão dois ex-presidentes do partido, José Dirceu e José Genoino.

PENSANDO BEM...

...para certos petistas, os corruptos do PT são melhores e até mais “éticos” que os corruptos dos outros partidos.

DIRETOR INVESTIGADO PELA POLÍCIA RETORNA À CONAB

O diretor de Políticas Agrícolas da Cia Nacional de Abastecimento (Conab), Sílvio Porto, voltou de convenientes férias, após o escândalo da Operação Agro-Fantasma, da Polícia Federal, que apura desvios de recursos do Fome Zero. Ele está entre os dez dirigentes da Conab cujas prisões a PF pediu à Justiça. É mais um auxiliar que a presidente Dilma não afasta do cargo após graves denúncias, como prometera.

NOME DO BOI

As “costas largas” que mantêm Silvio Porto na Conab atendem pelo nome de ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência).

EU SOU O CARA

Ao reaparecer em seu local de trabalho, ontem, Silvio Porto se jactou de suas ligações ao Planalto para não ser demitido da Conab.

CARO SUCO

Porto autorizou compra sem licitação de R$ 11 milhões em suco de uva de duas cooperativas gaúchas, mas o limite legal é R$ 1,5 milhão cada.

REPÚDIO AO REPÚDIO

Zeca Dirceu foi o único no PT do Paraná a subscrever o protesto contra prisão dos mensaleiros. Envergonhados, os demais petistas, como o casal Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Paulo Bernardo (Comunicações), caíram fora. Nem o presidente do PT-PR botou sua assinatura na reta.

TAREFA DA AGU

A Advocacia-Geral da União tem a obrigação legal de processar os 25 condenados para devolverem a grana surrupiada dos cofres públicos no mensalão do governo Lula, maior escândalo de corrupção do País.

PAPUDA DOS PRIVILÉGIOS

A penitenciária da Papuda tem histórico de regalias a presos “ilustres”. Em 2003, os três assassinos do índio Galdino saíam da prisão para beber cerveja, namorar e dirigir carrões por Brasília.

FILME ANTIGO E RUIM

A Mesa Diretora da Câmara deve adotar no caso do mensaleiro preso José Genoino o mesmo procedimento que absolveu o deputado ladrão Natan Donadon: a cassação deverá ser decidida no plenário.

LOROTA RACISTA

Números do Infopen, do Ministério da Justiça, desmentem a pregação de “maioria negra nas prisões brasileiras”. Em dezembro de 2012, em Alagoas, estado pobre, eram 1.075 brancos e 752 negros presos. No DF, maior renda per capta do País, 1.348 brancos e 1.561 negros.

TÁ FEIA A COISA

Durante reunião no Planalto, o líder Anthony Garotinho (PR-RJ) alertou a presidente Dilma que o pacto contra “pauta bomba”, modificado cinco vezes por ela, só serve para mostrar à oposição que o governo vai mal.

PONTUALIDADE

Os Correios garantem que 93% das cartas foram entregues dentro do prazo, e que o atraso em 75% atestado por levantamento da ONG Pro-teste, foi por causa da greve greve de 2012. Ah, bom.

QUE VENHAM FÉRIAS

A ordem do Planalto agora é empacar a votação Marco Civil da Internet – que antes era “prioridade” – para impedir que prospere o projeto criando piso nacional para agentes comunitários de saúde.

PERGUNTA NA PAPUDA

Quando sai o manifesto do PT contra Lula, que nomeou Joaquim Barbosa para o Supremo Tribunal Federal?


PODER SEM PUDOR

ESTADO DE ABSURDO

Governador da Bahia no fim dos anos 1940, Otávio Mangabeira despachava em seu gabinete quando um assessor entrou esbaforido:

- Governador, aconteceu um absurdo!

Foi o mote para a frase histórica de Mangabeira:

- Calma, meu caro. Não há absurdo que não tenha precedente na Bahia...

Nenhum comentário: