quarta-feira, novembro 06, 2013

CARTEIRA ASSINADA - MÔNICA BERGAMO

FOLHA DE SP - 06/11

O caso Aref, em que um ex-diretor da Prefeitura de SP, Hussain Aref Saab, foi acusado no ano passado de receber propina para liberar obras na cidade, terá mais um capítulo. A filha dele, Ana Saab, presta depoimento ao Ministério Público nos próximos dias. Vai tentar explicar como adquiriu mais de uma dezena de imóveis pagando os proprietários em dinheiro vivo.

MARCHA
O advogado Augusto de Arruda Botelho, que defende a família, afirma que ela provará que as operações foram "regulares". O dinheiro viria de herança e também da movimentação de estacionamentos administrados pelos Aref --um deles, em frente ao estádio do Morumbi.

MARCHA 2
O caso Aref, revelado pela Folha, mostrou que o ex-diretor adquiriu 106 imóveis nos sete anos em que permaneceu à frente do Aprov, setor de aprovação de obras da administração municipal.

CANARINHO
Apesar das rusgas entre os artistas, há quem acredite ser possível salvar a Associação Procure Saber, que reúne, entre outros, Roberto Carlos, Chico Buarque, Gilberto Gil e Caetano Veloso. A proposta é que ela passe a funcionar como "a seleção brasileira", nas palavras de um integrante: só reuniria suas "estrelas" para "grandes jogos e campeonatos". Como, por exemplo, a discussão sobre biografias.

EM MÃOS
Uma dessas próximas "partidas" seria a pressão, sobre o governo, para a instalação do órgão que fiscalizará o Ecad, escritório que arrecada direitos autorais. A Procure Saber defende que 51% dele seja composto por artistas ou seus representantes, para evitar a "estatização" da atividade.

AUTOCONHECIMENTO
O Fora do Eixo quer reunir 2.000 pessoas de todo o país em seu congresso anual, em Brasília, no mês que vem. Para Pablo Capilé, a série de críticas e elogios recebida pelo grupo em agosto beneficia o encontro. "Os debates vão ajudar bastante nas nossas reflexões", diz o líder do movimento. "É bom lembrar que nada [das denúncias] foi provado. Muito rumor e pouca comprovação."

VIZINHO
O cantor Luan Santana comprou, há duas semanas, uma casa para morar com os pais e a irmã em Alphaville. Ele, que vive com a família em Londrina, se muda em dezembro para São Paulo para otimizar a agenda e os compromissos profissionais.

TIRANDO DE LETRA
Depois de sofrer um infarto em agosto e ser internado novamente em setembro, Ariano Suassuna, 86, voltou ao batente.

Cancelou todos os compromissos até o fim do ano, por recomendação médica, mas segue trabalhando diariamente em um novo livro, ainda sem nome.

MONSTRO ANDANTE
Enrique Diaz fará temporada em São Paulo do monólogo "Cine_Monstro", a partir de 23 de novembro, no Sesc Pompeia. Na peça, já encenada no Rio, em Brasília e em Paris, o ator faz 13 personagens. Autor do texto original, o canadense Daniel MacIvor virá à capital paulista para ver a montagem pela primeira vez. "Cine_Monstro" é o terceiro espetáculo dele encenado por Diaz.

ARENA
"Matando saudades do Roda'", o jornalista Paulo Markun, ex-apresentador do "Roda Viva", da TV Cultura, faz a mediação de debate hoje entre os arquitetos Ciro Pirondi e Paulo Mendes da Rocha. O evento, no Sesc Vila Mariana, marca o lançamento da série "Habitar", dirigida por Markun e pelo cineasta Sergio Roizenblit para o canal SescTV.

UM DESFILE PARA GABRIELA
Laerte usou sua peça mais ousada para ir ao cortejo em homenagem a Gabriela Leite, fundadora da Daspu e morta no mês passado. "A ideia era ficar o mais puta possível. Usei o primeiro vestido que comprei na vida." Para o cartunista, a fundadora da grife, idealizada por prostitutas do Rio de Janeiro, era "o nosso Milk", referindo-se ao americano Harvey Milk, militante LGBT assassinado em 1978. O evento fez parte das intervenções do projeto Luz e Sombra, do Sesc Bom Retiro, e contou com as atrizes Fabiana Faleiros e Juliana Fagundes e a pesquisadora Elaine Bortolanza.

TEMPERO LOCAL
O chef Alex Atala lançou o livro "D.O.M. - Redescobrindo Ingredientes Brasileiros", anteontem, no Itaim Bibi. A estilista Márcia Lagos, mulher dele, e os também chefs Bel Coelho e Emmanuel Bassoleil foram ao evento, no estúdio do fotógrafo Sergio Coimbra, que registrou os pratos da publicação.

RITMO DE FESTA
O decorador José Antonio de Castro Bernardes recebeu convidados no lançamento do livro "25 Anos de Festa", anteontem, na Sociedade Harmonia de Tênis, no Jardim América. A estilista Gloria Coelho, a jornalista Perla Nahum e Gabriela Izar estiveram no evento.

CURTO-CIRCUITO
João Benedicto de Azevedo Marques lança hoje o livro "Violência e Corrupção no Brasil", às 18h30, na Livraria da Vila da alameda Lorena.

Carin Mofarrej organiza venda especial da grife de joias Momussk com renda para a instituição Mão Amiga. Hoje e amanhã, das 11h às 18h30, nos Jardins.

Nenhum comentário: