terça-feira, novembro 05, 2013

Bem-vinda a normalização - ILAN GOLDFAJN

O GLOBO - 05/11

Tudo em excesso parece fazer mal nesta vida. Até mesmo os remédios para combater a crise


Estive na semana passada em Nova York, onde escutei de uma autoridade econômica que políticas expansionistas são como tequila (ou cachaça) e devem ser tomadas com moderação. Referia-se às políticas excepcionais adotadas pelos países, tanto para enfrentar a crise como para revitalizar suas economias posteriormente. Um dia a munição acaba, e as consequências aparecem. O adiamento da remoção dos estímulos nos EUA fornece uma janela de oportunidade, talvez a última, para ajustes nas economias emergentes.

No Brasil, a consequência do excesso de políticas expansionistas tem sido a necessidade de adotar políticas mais restritivas (fiscal e monetária), justo quando as condições financeiras internacionais estão piorando. Não parece haver mais espaço para políticas compensatórias (anticíclicas).

No mundo, a preocupação desde maio deste ano tem sido com a consequência da possível remoção dos estímulos monetários e a subida de juros nos EUA. A remoção dos estímulos tende a retirar fluxos de capital das economias emergentes e encarecer o custo de financiamento dos governos e empresas. É a consequência natural da normalização das condições monetárias nos Estados Unidos. Mas o surpreendente adiamento dessa normalização das políticas trouxe alívio aos mercados e às autoridades econômicas.

Fico mais preocupado com o adiamento desse processo do que com as suas consequências negativas no curto prazo. O prolongamento das medidas excepcionais gera distorções, incentivos para tomada de riscos de curto prazo e possíveis novas bolhas. Uma das distorções é o incentivo a excessos de fluxos de capital de curto prazo para economias emergentes. O leitor deve se lembrar das críticas que essa distorção gerou por aqui e em outros lugares. Mas, agora, a perspectiva é de inversão do sentido desses fluxos, o que está gerando apreensão também.

Prefiro que o Brasil e outras economias emergentes enfrentem logo a normalização das políticas monetárias nos países avançados do que permaneçam anestesiados com as atuais condições excepcionais e corram o risco de um ajuste mais duro no futuro. Um possível ajuste mais forte dos juros, ou o estouro de uma bolha, pode gerar efeitos mais nocivos sobre as economias emergentes (reversão abrupta dos fluxos financeiros, assim como queda da atividade). O ganho no presente é menor do que o risco futuro: que venha logo a normalização.

Mas o adiamento da normalização é uma realidade. Não se espera o chamado tapering (moderação) dos estímulos nos EUA pelo menos até março, e é possível que seja adiado ainda mais. Isso fornece uma janela de oportunidade para os diferentes atores globais. Os investidores não deveriam mais se surpreender com a subida de juros mais longos nos EUA e suas consequências. E as autoridades econômicas têm a última oportunidade para se adaptarem a um mundo de juros mais altos e financiamento mais escasso.

No Brasil, essa janela de oportunidade abre espaço para algumas tarefas importantes. Primeiramente, é necessário continuar o esforço para trazer a inflação para um patamar que não incomode mais. O ideal seria voltar ao centro da meta de inflação. Realisticamente, no curto prazo, o objetivo deveria ser devolver a inflação para um patamar em que se perceba haver espaço na meta de inflação para acomodar choques. Choques podem levar a aumentos temporários na inflação, mas não deveriam ameaçar o cumprimento da meta (ultrapassar seu teto). A flutuação cambial deve ser bem-vinda, assim como a queda dos juros.

Uma outra tarefa relevante nessa janela de oportunidade é a retomada da credibilidade fiscal e parafiscal (via crédito público). É necessário sair de perto do abismo do downgrade (diminuição da classificação por parte das agências de risco), com aperto fiscal e parafiscal neste momento desfavorável globalmente. O objetivo é retomar a credibilidade e, no futuro, a capacidade fiscal anticíclica.

Tudo em excesso parece fazer mal nesta vida. Até mesmo os remédios para combater a crise e a desaceleração das economias. O mundo está chegando perto do fim das medidas excepcionais adotadas nas economias avançadas, bem como dos estímulos nas economias emergentes. O recente adiamento da retirada dos estímulos nos EUA deveria ser visto como uma última janela de oportunidade para preparar a normalização das condições no mundo. No Brasil, a volta da inflação para níveis satisfatórios assim como a retomada da credibilidade fiscal são importantes para a nova fase mundial.

Nenhum comentário: