terça-feira, novembro 12, 2013

A base bate cabeça - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 12/11

O líder do PT, José Guimarães, não endossa o protesto do presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB), contra o uso da urgência constitucional pelo Executivo. O petista prega o entendimento e adverte: “Uma crise vai cair no nosso colo, no colo da base e do Henrique Alves”. Ele ironiza lembrando que no primeiro semestre o bicho-papão era o excesso de medidas provisórias, e agora chegou a vez das urgências constitucionais. 

Oposição avaliza protesto 
Mas, se os petistas não simpatizam com o protesto do presidente da Câmara, a oposição aplaude o desabafo de Henrique Alves. O líder do PSDB, Carlos Sampaio, concorda: “Ficamos reféns do Executivo, que tem o poder de paralisar a Casa”. O tucano reconhece que o uso de expedientes pelo Executivo para segurar o ritmo das votações da Câmara não é novidade, mas diz que o governo Dilma exagera. Para evitar a ampliação das arestas na base do governo, o PT está propondo um entendimento pelo qual nos próximos 40 dias, antes do recesso, a Casa vote: “Orçamento, Código de Processo Civil, reajuste dos agentes comunitários de Saúde e marco civil da internet”.


“As políticas sociais já não terão mais o peso que tiveram em eleições passadas. Elas já foram precificadas pelos eleitores” 
Aécio Neves 
Presidente do PSDB e candidato à Presidência da República, sobre o Bolsa Família 

Pressão dos trabalhadores 
As centrais sindicais (CUT, Força Sindical e CTB) realizam protesto hoje. Querem que o governo Dilma aprove o fim do Fator Previdenciário e a correção da tabela do Imposto de Renda, para que pague menos quem ganha menos. 

Não é mais aquele 
A cantora Alcione acaba de descobrir que anda em baixa, no Ceará, um de seus expoentes, Ciro Gomes. No fim de semana, num show em Fortaleza, ela tentou fazer graça com a plateia. Lá pelas tantas, falou de Ciro Gomes, chamando-o de grande personalidade e grande referência da política cearense. Para sua surpresa, o público não gostou e vaiou. 

A história se repete 
O senador Roberto Requião (PMDB-PR) está anunciando que vai disputar a candidatura a presidente na convenção do partido. Requião fez o mesmo em 2010, mas venceu disparado o apoio à presidente Dilma, tendo Michel Temer de vice. 

O tamanho da divergência 
As relações políticas entre o candidato do PSDB Aécio Neves e o ex-governador José Serra se prestam a toda sorte de especulações. Mas um tucano, unha e carne de Aécio, não vê drama algum. Ele justifica: “Quando Napoleão invadiu Roma, o Papa fez cara feia. Quando soube disso, ele mandou perguntar: ‘Quantas divisões o Papa tem? Quantas divisões o Serra tem?”.

O revisionismo 
Analistas políticos registram como reviravolta a homenagem dos petistas ao ex-presidente João Goulart. O PT foi criado para ser uma negação do trabalhismo, ao qual se referem como “populista”.

Melhorou, mas nem tanto 
O governo festejou a redução da violência, mas o doutor em Estatística da UFMG Gustavo Lana, analisando o perfil socioeconômico do país, diz que o índice de assassinatos deveria ser de 9,5 por 100 mil habitantes, e não os 24,3 registrados. 

OS SERRISTAS defendem uma chapa puro-sangue ao governo paulista. O vereador Andrea Matarazzo é o nome do grupo para vice de Geraldo Alckmin. 

Nenhum comentário: