quarta-feira, outubro 16, 2013

Um candidato ecumênico - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 16/10

O governador Geraldo Alckmin (SP) não quer misturar a campanha por sua reeleição com a disputa presidencial. Por isso, o ideal seria o PSB de vice. São cogitados: Márcio França (PSB) e Walter Feldman (Rede). Para tirar o foco nacional e regionalizar o debate, um tucano diz que é conveniente Alckmin ter em seu palanque Aécio Neves (PSDB), Eduardo Campos (PSB) e Marina Silva (Rede).

O dilema do PSB em São Paulo
Com o apoio de Marina Silva, Eduardo Campos não precisa mais de uma muleta para entrar em São Paulo. Um de seus estrategistas diz que Marina é a sua carta de apresentação. Sem ela, ele precisaria da aliança com o governador Geraldo Alckmin (PSDB). Por isso, Campos nãò tem pressa em definir nada agora. Os socialistas locais querem fechar já e tentar fazer o vice do tucano.

O PSB paulista é uma invenção do ex-governador Mário Covas para se contrapor ao PT, que na década de 80 elegeu o prefeito de Santos. Mas a Rede é obstáculo a essa operação. Seus militantes resistem a essa aliança. Nesse contexto, pode ser menos traumático lançar um candidato próprio.


"Na minha máquina de calcular tirei as teclas de diminuir e de dividir. Só uso a de multiplicar e a de somar"
Luiz Inácio Lula da Silva

Ex-presidente, sobre a conduta dos petistas com seus aliados

Com a simpatia de Dilma
Para obter o apoio do governador Cid Gomes (CE) ao governo, o líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira, está propondo ficar apenas quatro anos no cargo. O acordo permitiria o retorno de Cid ou o de Ciro Gomes em 2018.

Pelos "baixinhos"
A apresentadora Xuxa passou os últimos dias telefonando para os deputados pedindo a aprovação da Lei da Palmada, que vai à votação hoje na CCJ da Câmara. Um deles, o deputado Fábio Trad (PMDB-MS), achou que fosse trote quando seu gabinete passou a ligação. Desligou atônito: "Não é que era a Xuxa mesmo?"

Segurar os gastos
Para evitar despesa maior, o governo vai negociar a aprovação da PEC do Soldado da Borracha. A autora, deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), quer aumentar o salário dos trabalhadores na extração da borracha para oito salários mínimos.

O Rio dá exemplo
O governo Dilma decidiu romper com as empresas estrangeiras que oferecem o serviço de comunicação via e-mail. Essa medida foi adotada pelo governo do Rio em 2007. O estado usa sistema próprio de e-mails, um software livre criado pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (Proderj). O custo de suporte de manutenção é de apenas R$ 180 mil/ano.

Nomes técnicos na cabeça
A despeito da preferência partidária, o presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI), diz que o mais provável substituto do ministro Aguinaldo Ribeiro (Cidades) será técnico. O nome forte é o do secretário executivo Alexandre Navarro.

A preferência
A presidente Dilma quer uma mulher no lugar de Aldo Rebelo (Esporte), que vai se candidatar ano que vem. Ela quer nomear a senadora Vanessa Grazziotin (AM). O presidente do PCdoB, Renato Rabelo, reluta. Francisco Garcia (PP) é o suplente.

A esquerda radical. 
O PSOL está se organizando para lançar o ex-deputado Milton Temer ao governo. Para tentar eleger deputados, o PSTU pode apoiar.

Nenhum comentário: