sábado, outubro 26, 2013

Sarney na cabeça - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 26/10

O PT e o comando da reeleição da presidente Dilma garantiram ao ex-presidente José Sarney alinhamento ao PMDB nas eleições do Maranhão. O martelo só será batido ano que vem, mas já há garantia de apoio ao candidato da governadora Roseana Sarney. A filiação de Domingos Dutra ao Solidariedade e a falta de apoio do PCdoB ao PT na eleição de São Luís em 2012 facilitaram as coisas.

Padrão de qualidade marineiro
Depois do deputado ruralista Ronaldo Caiado (DEM-GO), chegou a vez dos trabalhistas. O PDT, que vinha conversando com Eduardo Campos (PSB), está irritado com recentes declarações de Marina Silva país afora. Ela tem rejeitado o apoio dos pedetistas, dizendo que não representam o novo. "Não vejo como falar de nova política com o que foi feito com o PDT no plano nacional. Denúncias de corrupção que estão aí sendo investigadas" diz Marina. Áudios de entrevistas estão circulando entre os trabalhistas. Ela só dá salvo-conduto ao senador Cristovam Buarque e ao deputado Reguffe, ambos de Brasília. O presidente do PDT, Carlos Lupi, está irado.


"Todos no PT defendem candidatura própria. Tem que esperar o PED. Está todo mundo de olho na eleição interna, e ninguém quer abrir flancos que tirem votos"
Rui Falcão
Presidente do PT e deputado estadual (SP)

Veto da discórdia
Deputados da base estão irritados com o veto ao plano de carreira médica, acordo feito na Câmara e descumprido pelo Planalto. Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e Darcísio Perondi (PMDB-RS) lideram as negociações para derrubá-lo.


Deu Ibope
Os tucanos estão irados com as pesquisas. Aécio Neves patina, e Eduardo Campos se aproxima. Um dos coordenadores da campanha do PSDB, o senador Cássio Cunha Lima (PB) apresentará projeto para que sejaadotado no país o modelo americano: "Instituto que faz pesquisa para partidos e governos não pode fazer para a mídia."

Encenando dois papéis
Prefeitos estão custeando viagem e hospedagem dos agentes comunitários de saúde em Brasília para pressionar governo e Congresso pela criação de um piso salarial. Mas também telefonam para os deputados pedindo que engavetem a proposta.

Longe de uma definição
A aliança entre Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Osmar Dias (PDT), vice-presidente do Banco do Brasil, ao governo do Paraná virou incógnita. Ele não quer concorrer ao Senado para não disputar contra o irmão, Álvaro Dias (PSDB). O PT ofereceu a candidatura a vice-governador, mas Dias recusou. O PDT quer que concorra ao governo, cenário que atrapalha muito Gleisi.

Luz para todos
A presidente Dilma inaugura terça-feira o linhão de 500kV entre a Usina de Itaipu e Assunção. No evento, em Foz do Iguaçu, estará o presidente Horacio Cartes. Com a obra, o Paraguai entrará para o time dos países industrializados.

Iluminando o debate
O presidente do PSDB mineiro, deputado Marcus Pestana, explica que o programa Clarear, do governo estadual, não é uma forma de rebatizar o Luz para Todos, do governo federal. O Clarear é de eletrificação urbana, e não rural.


AOS LEITORES. Mesmo fora de uso na atualidade e que tenha provocado risos no Senado, a palavra "retrocessão" usada por Guido Mantega, existe.

Nenhum comentário: