sexta-feira, outubro 11, 2013

Revendo conceitos - MERVAL PEREIRA

O GLOBO - 11/10

Lentamente, o acordo entre a ex-senadora Marina Silva e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, vai voltando ao seu leito natural. O acordo foi originariamente montado para que a candidatura à Presidência da República ficasse em segundo plano, ressaltando o aspecto programático da união.

A coligação democrática deixaria a escolha do candidato oficial do grupo político a ser formado para uma etapa posterior, quando o programa já estivesse definido. Dessa maneira, a união dos dois é mais forte do que definindo de antemão quem será o candidato. Por que reduzir o espectro da escolha se existem dois candidatos possíveis para buscar um mesmo objetivo? Entre a primeira conversa, na sexta-feira à noite, e o anúncio oficial, no sábado, houve pressão dos socialistas para que Campos não abrisse mão de sua candidatura, e foi isso que fez com que Marina afirmasse na sua fala que a candidatura posta era a de Campos, e que ela embarcava no seu projeto.

Mas Marina tratou de recolocar a questão em entrevistas, lembrando que ambos sabiam que os dois são possibilidades a serem testadas junto ao eleitor até a tomada de posição oficial.

Um primeiro teste deve ser divulgado ainda neste fim de semana, quando está sendo esperada uma pesquisa do Datafolha. O Ibope irá às ruas só na próxima semana, dando tempo para que o eleitor se acostume com o novo quadro.

Da mesma maneira que Marina deu mostras de desprendimento indo ao encontro de Eduardo Campos, ele também está demonstrando que fez um acordo para ganhar, e não para alimentar seu ego.

Outro ponto importante nessa mudança de atitude é que Marina precisa manter seus seguidores amarrados ao projeto da Rede, e sua candidatura é parte fundamental para estimular os marineiros empenhados na campanha. Cortar os tênues fios que ligavam o PSB de Campos a Ronaldo Caiado em Goiás teve o aspecto simbólico de garantir à sua base que nada mudou no projeto original. Embora eles saibam que muita coisa mudou.

Mas é preciso preservar aspectos simbólicos do projeto original para não perdê-lo. A legislação aprovada a toque de caixa no Senado e o parecer do procurador-geral da República que retiram dos novos partidos a capacidade de disputar a eleição municipal de 2016 em condições similares às dos outros - ou seja, com tempo de TV e fundo partidário - são obstáculos que servirão para unir os marineiros em torno do PSB, a barriga de aluguel que viabilizará a formação da Rede. Mesmo aqueles que rejeitam a aproximação com os socialistas, alegando que eles representam a velha política que Marina quer superar, terão de se valer da estrutura formal do PSB para gerar a Rede, até que ela possa caminhar pelas próprias pernas.

Se vencerem a eleição, sós ou apoiando o PSDB de Aécio Neves, o novo governo poderá promover verdadeira reforma política que reorganize nossos sistemas partidário e eleitoral.

Fazendo o diabo >

A presidente Dilma, que anda em fase de paz e amor, não abre mão de fazer o diabo na pré-campanha eleitoral antecipada, aliás, por ela mesma, quando tirou do ex-presidente Lula a garantia de que seria a candidata oficial do PT. Na hora do expediente, reuniu-se com seu mentor e mais conselheiros políticos, como o ex-ministro Franklin Martins e o 40º ministro, o marqueteiro João Santana, para discutir a corrida presidencial.

Não deveria ser assim, mas, no Brasil, nada que é impedido por lei deixa de ser feito, pois as sanções pecuniárias são ridículas, e as morais já há muito não fazem mais efeito em nossos políticos.

Afinal, se o governador de Pernambuco pode se dedicar exclusivamente à sua candidatura nos últimos dias, por que não poderia nossa soberana ?

2 comentários:

matuto disse...

Então, a ONU está para definir um novo país na área do Ártico (polo Norte) e, segundo consta é uma região riquíssima em petróleo. Estão aceitando inscrições de ex-presidentes e presidentAs interessados a administrar tais limites.
Será que o Brasil não poderia cooperar com a ONU e apresentar "alguma" dupla com tais perfis?
Ah! Não sei se a fonte é verídica, mas o petróleo se encontra numa camada de "além sal", ali bem próximo, donde o Lúcifer reina!

matuto disse...

O "povo" brasileiro tem uma particularidade ímpar, principalmente para criar eufemismo, assim tipo:"Fazer o diabo..."
Em tempo não muito remoto, a então entidade, que ocupa o cargo de presidentA da República, disse em entrevista que:(.) "Em tempo de eleição, pode-se fazer o diabo."
Após o "tempo" - necessário tão somente para se "criar" um novo eufemismo:"PRÉ-CAMPANHA!"
HAJA "CRIATIVIDADE"! Entenda "CRIATIVIDADE" como um "novo" eufemismo!!