quarta-feira, outubro 23, 2013

QUADRO BORRADO - MONICA BERGAMO

FOLHA DE SP - 23/10

Ivo Herzog, conselheiro da Fundação Padre Anchieta, abriu fogo contra Salomão Schwartzman, que voltou a ter programa na Rádio Cultura. "Uma fundação que tem a história que tem, extremamente ligada à vida de Vladimir Herzog, não pode ter uma pessoa como esta nos seus quadros. Salomão Schwartzman é persona non-grata nesta instituição que tanto defendemos."

"PIOR ESPÉCIE"
Filho de Herzog, que trabalhava na TV Cultura quando foi preso e assassinado por agentes da ditadura militar, Ivo diz que sua "indignação" foi causada por um comentário do apresentador contra defensores dos direitos humanos. Ele quer que o conselho da fundação exija que Schwartzman peça desculpas no ar. Diz que ele tem "um passado no mínimo duvidoso do ponto de vista de valores e ética" e "mostrou de onde vem" ao fazer "comentários da pior espécie".

FESTA
No começo do mês, num comentário, Schwartzman contou uma história ficcional. Disse que um ladrão estava em sua casa. A polícia não tinha viaturas para enviar à residência. Ele "matou" o ladrão e logo chegaram policiais, repórteres e "a turma dos direitos humanos" que não perderia "a festa por nada desse mundo".

NO FUTURO
Ele diz que Ivo Herzog "cismou de fazer um carnaval" e que não vai "pedir desculpa nenhuma". Afirma que conversou com o presidente do conselho curador da fundação, Belisário dos Santos Jr., sobre a reação a seus comentários. E diz que abordará o tema dos direitos humanos em futuros programas.

INTERCÂMBIO
A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo firmou convênio com o Ministério da Saúde de Angola para capacitar profissionais e combater doenças infectocontagiosas e mortalidade infantil.

EM QUEDA
Segundo o secretário David Uip, a iniciativa agora amplia um projeto que começou há 11 anos, no qual médicos e enfermeiros brasileiros trocavam experiências com os angolanos na prevenção à Aids. O índice de prevalência da doença em Angola, que era de 3% no início dos anos 2000, caiu para 1,9%.

BEM-VINDO
Autor de biografia não autorizada de Roberto Carlos, o jornalista Oscar Pilagallo foi convidado pelo empresário do Rei, Dody Sirena, para o cruzeiro Emoções, em 2010, dois anos após o livro "Folha Explica Roberto Carlos" (Publifolha) ter chegado às livrarias. A obra faz referências a questões delicadas como o acidente na infância em que o cantor perdeu parte da perna direita.

EM TUDO
"Todos os episódios importantes da vida do Rei estão lá, até aqueles não aceitos em outros livros", diz Pilagallo. O acidente é narrado a partir das citações de Roberto em canções como "O Divã": "Relembro bem a festa/o apito/E na multidão um grito/O sangue no linho branco". O refrão repete: "Essas recordações me matam". E, no último verso: "São problemas superados/Mas o meu passado vive/Em tudo que eu faço agora/Ele está no meu presente".

NA CAPA
Pilagallo diz que decidiu não usar imagens de Roberto Carlos na capa do livro. "Se tivéssemos feito isso, talvez ele fosse querer brecar a obra, como fez com a biografia escrita pelo Paulo César de Araújo [em 2007]."

MAIS CULTURA
A Secretaria Municipal de Cultura de SP abrirá edital com reajuste de 22% para orientadores dos programas Piá e Vocacional. Eles iniciam crianças e jovens nas linguagens de dança, teatro, música e artes visuais.

TALENTO NO DNA
Depois de desfilar com exclusividade para a Prada em Milão, Mariana Santana deve voltar ao Brasil para o Fashion Rio. E a modelo baiana de 20 anos chega com uma credencial a mais: é sobrinha do músico Tom Zé.

"Ela é capaz de provar que na família não tem só gente feia", brinca ele, que é "primo carnal" do pai de Mariana.

A modelo está atualmente em Nova York, onde fotografou na semana passada para a "Vogue Itália" com o badalado Steve Meisel. Por enquanto, deixa trancada a matrícula no curso de artes na Universidade Federal da Bahia.

NOITE DAS MIL E UMA OBRAS
O governador Geraldo Alckmin e o príncipe da Arábia Saudita, Abdulaziz Bin Abdullah, participaram da entrega de prêmio para tradutores da língua árabe, anteontem, no Palácio dos Bandeirantes. A tradutora Cecília Martini e os professores Abdulnasser Salah Shebl, com a mulher, Amira, e João Batista Vargens, foram alguns dos vencedores. O embaixador da Palestina, Ibrahim Alzeben, esteve lá.

MEMORÁVEIS
O diretor e roteirista Rubens Rewald levou a filha Rita ao lançamento do livro da quinta edição do projeto "Os Filmes da Minha Vida", anteontem. Os cineastas Pierre Urcun e Antonin Peretjatko também passaram no lounge da 37ª Mostra de SP.

CURTO-CIRCUITO
Sandro Barros e a empresária Renata Queiroz de Moraes comemoram os dez anos de carreira do estilista com desfile da coleção Maxime, às 16h, no Morumbi.

A Cultura Inglesa faz hoje leitura de poesias com as atrizes Denise Weinberg e Louise Yates, no Centro Brasileiro Britânico, às 20h.

A View Arts apresenta hoje a mostra "Entre Mundos", às 19h, nos Jardins.

Nenhum comentário: