sábado, outubro 12, 2013

Pragmatismo e esperança - RENATO FERRAZ

CORREIO BRAZILIENSE - 12/10

"Vamos sepultar a velha política", disse Marina Silva, de volta aos holofotes. No dia da ascensão à era do pragmatismo, filosofou: "Já que não é possível um novo caminho, há de se aprender uma nova forma de caminhar". Ok. Ao longo da carreira, Marina soltou frases bonitas (ou não), feitas, refeitas, repensadas, prontas, com ou sem sentido. "Estamos procurando metabolizar uma nova forma de fazer política", disse certa vez. Mas, juro, gostaria muito de entender o que é metabolizar para "construir", não para "destruir", e que não é "hora de ser pragmático, mas de ser sonhático e de agir pelos nossos sonhos".

Essa figura extraordinária, que diz estar no único partido clandestino de uma democracia, convém respeitar a inteligência de quem vive uma "crise civilizatória". Afinal, seu último gesto político mostra o que sobre o ideal que move as pessoas para melhorar o mundo em que vivem? Estará ela, aliando-se a Eduardo Campos e levando Jorge Bornhausen e Ronaldo Caiado de lambuja, na "popa ou na proa"? Passado o susto, e não apenas de petistas, havemos de reconhecer que o nosso Brasil precisa mudar o modelo de desenvolvimento - simplesmente cortar árvores para semear soja e milho é ato tão estúpido quanto ingênuo (o preço disso nos será cobrado, não duvidem).

Marina tem razão ao cobrar um novo jeito de praticar a arte política (será que ainda tem mesmo?). Como não sou político profissional, também prefiro "perder ganhando" a "ganhar perdendo". E ela é uma vencedora: teve malária cinco vezes, adquiriu hepatite outras três - fora uma leishmaniose e a estranha contaminação por metais pesados. Sem falar da origem social. Só a fé, talvez mais até do que a ciência, para explicar esse fenômeno.

Bem, Marina disse recentemente que, geralmente, a gente vê nos outros aquilo que está dentro da gente. Tem fundamento. Voltando a parafraseá-la, digo: Marina já me liderou pelo discurso, mas não acho que esteja me liderando agora pelo exemplo. É uma pena que o pragmatismo tenha engolido a esperança. E que alguém tenha se rendido às circunstâncias sem tentar transformá-las.

Nenhum comentário: