sábado, outubro 26, 2013

O que o Diabo faz, Deus não junta - JORGE BASTOS MORENO

O GLOBO - 26/10

Marina Silva é o Waldir Pires do Eduardo Campos. Explico aos mais jovens:


Depois de jurar fidelidade a Ulysses Guimarães, Waldir acabou disputando contra ele a indicação de candidato do PMDB à Presidência da República em 1989. Perdeu a convenção e renunciou a dois anos de mandato de governador da Bahia, conquistado às duras penas, para ser candidato a vice do PMDB.

Waldir, de sua parte, dizia: ministro de Sarney não sobe no meu palanque. A cada dia, uma crise. E, de crise em crise, com seguidores do Waldir sempre defendendo a inversão da chapa, o partido que tinha eleito 22 dos 23 governadores e 303 dos 559 parlamentares foi para a lanterna daquela eleição.
Waldir devia a Ulysses. No caso agora, não há dívidas. Ouso dizer, para ira dos "padrinhos" dessa aliança, que ela veio no susto. Sem articulação nenhuma.

A história é quase a mesma. Marina comemorou a aliança, enxotando Caiado


Tobogã

Fontes do mercado chamam a atenção para a capacidade da Dilma de endeusar e demonizar um auxiliar, sem rito de passagem, citando o caso de Bernardo Figueiredo, defenestrado do comando da Empresa de Planejamento e Logística.
Como ocorreu com Nelson Barbosa, que era o segundo da Fazenda, Figueiredo tinha mais credibilidade externa que o ministro.

Sem mordomias

Gleisi proibiu ministros de voltarem para casa, neste fim de semana, em jatinhos da FAB que estão a serviço do Mais Médicos da campanha. 

Cosme e Damião
Pela quantidade de municípios do estado a percorrer, chega a ser desperdício Serra e Aécio cumprirem juntos o mesmo roteiro de comícios por São Paulo.
A não ser que estejam viajando já como chapa.

Torcida

Tem gente botando fé na eleição do novo comando do PT, achando que, _ dependendo dos resultados, algumas candidaturas consideradas irreversíveis, como a do Lindbergh, poderão virar pó.

Pioneira

Por falar em eleição partidária, Manuela D"Ávila é a primeira gaúcha a assumir a presidência de um partido. No caso, a do PCdoB.

Boa ação

A exigência para que os planos de saúde assumam sem mais a ajuda do SUS o tratamento de quimioterapia domiciliar foi conquista da senadora Ana Amélia Lemos.

Boca molhada

É o que dá campanha antecipada. Ligo para assessor de pré-candidato e mal consigo ouvi-lo. Do outro lado da linha, o fundo musical de Bethânia cantando "Negue" estava muito alto.

O veado do Planalto

Em Brasília, todos os funcionários do Palácio querem saber quem é o "meu homem no Planalto"
Mas ninguém se ocupa de achar o veadinho de porcelana que sumiu misteriosamente do gabinete da Dilma.
Até hoje a presidente está inconsolável.
Foi presente dos patrícios búlgaros que vieram para a sua posse.

Alívio

E o meu homem no Planalto me conta que a Dilma passou o domingo nervòsa.
Só se acalmou quando soube do resultado do leilão de Libra:
— Melhor é impossível.

Sorte

Lembrada de que, se não fossem as denúncias do "Fantástico" nesta semana estaria hospedada e dançando no tradicional baile da Casa Branca, Dilma suspirou:
— De que mico eu escapei!

Nenhum comentário: