quarta-feira, outubro 16, 2013

Classe econômica - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 16/10

Diante dos altos preços das passagens aéreas para a Copa de 2014, a Agência Nacional de Aviação Civil estuda liberar autorizações especiais para voos entre as cidades que receberão os jogos em junho e julho. Segundo auxiliares do Planalto, a operação para baratear preços dos bilhetes deve permitir trechos sem escalas em rotas que hoje não existem, como de Curitiba para Manaus. Se for aprovada, a licença especial só será concedida às companhias que reduzirem suas tarifas.

Nos trilhos Dilma Rousseff pretende voltar a São Paulo nas próximas semanas para reforçar os investimentos do governo federal em projetos de mobilidade no Estado. A presidente deve participar do lançamento do edital da linha 18 do metrô paulista, que liga a capital ao ABC.

Fantasma Carlos Gabas, secretário-executivo da Previdência, tem dito que a garupa de sua moto ficará vazia. Dilma, sua carona mais célebre, quer aprender a pilotar sozinha, e sua mulher, Polyana, conseguiu tirar carteira de habilitação na semana passada.

Contra o tempo O advogado de José Genoino, Luiz Fernando Pacheco, pretende apresentar os embargos infringentes de seu cliente ao Supremo Tribunal Federal na semana que vem. Ele quer a absolvição de Genoino pelo crime de formação de quadrilha "o quanto antes".

Passo... O grupo de trabalho da reforma política na Câmara vai entregar ainda este mês ao presidente da Casa, Henrique Alves (PMDB-RN), o projeto que pretende alterar regras de disputas eleitorais e atividades partidárias.

... a passo O presidente do grupo, Cândido Vaccarezza (PT-SP), espera aprovar amanhã os últimos pontos do texto, com mudanças no sistema eleitoral e no financiamento de campanhas. Ele diz que o esforço é só a "abertura do debate" e reconhece que as propostas serão discutidas novamente na Câmara.

Fica a dica Um dia após José Sarney (PMDB-AP) se queixar com Dilma sobre o possível afastamento do PT de seu grupo político no Maranhão, emissários do PMDB do Estado fizeram chegar ao gabinete da presidente declarações atribuídas a Flávio Dino (PC do B) em apoio a Eduardo Campos (PSB).

Onde pega Dino, que é presidente da Embratur, é candidato à sucessão de Roseana Sarney e adversário da família no Maranhão.

Garota da capa No jantar que teve com a família de Campos anteontem, Marina Silva presenteou a primeira-dama pernambucana, Renata, com sua biografia. O encontro foi um gesto de aproximação entre os neoaliados.

Repeteco Depois da entrevista de Marina, Campos confirmou participação no Programa do Jô, da TV Globo. A gravação está marcada para 11 de novembro.

Estratégico Ao liberar o governador Renato Casagrande (PSB-ES) para ficar neutro na próxima disputa presidencial, Campos mantém foco na capital capixaba: o prefeito Luciano Rezende (PPS), deve apoiá-lo em 2014.

Sem porta-voz Assim como o PMDB, o PSD decidiu não mostrar nenhum político em sua propaganda partidária, que será exibida amanhã. O vídeo diz que as demandas dos protestos de rua são legítimas e apresenta propostas de aumento da transparência e redução da burocracia.

Sinal verde Antes de embarcar para férias de dez dias na Itália, Fernando Haddad orientou a bancada municipal do PT a votar esta semana o reajuste do IPTU. O prefeito e o partido acreditam que não haverá pressão suficiente para impedir a aprovação.

com ANDRÉIA SADI e BRUNO BOGHOSSIAN

tiroteio
"Barbosa admitiu o que todos que viram o julgamento do mensalão já sabiam: ele é um candidato com uma tribuna privilegiada."

DO ADVOGADO ANTONIO CARLOS DE ALMEIDA CASTRO, sobre a declaração do presidente do STF, Joaquim Barbosa, de que não descarta disputar o Planalto.

contraponto


Coisas do coração
No início de setembro, o deputado Jovair Arantes (PTB-GO) defendia duas moções apresentadas por seu partido no plenário da Câmara quando o presidente da sessão, Simão Sessim (PP-RJ), cedeu a palavra a outro parlamentar. Arantes ficou contrariado.

--Eu ainda não concluí. O senhor está cassando a minha palavra? É isso? --reclamou o goiano.

--Ao contrário! Se o meu coração pudesse falar, V. Exa. teria prioridade totalmente --retrucou Sessim, rindo.

--V. Exa. é um craque. Acaba desmanchando as emoções do plenário --respondeu Arantes, às gargalhadas.

Nenhum comentário: