terça-feira, outubro 29, 2013

Apostas paulistas - DENISE ROTHENBURG

CORREIO BRAZILIENSE - 29/10

Todos os pré-candidatos a presidente da República pisaram nos últimos dias em São Paulo e saíram de lá com um pré-desenho dos palanques no estado. Dilma Rousseff fica com três e sem o fosso de problemas que enfrenta no Rio de Janeiro. A preços de hoje, tem o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, do PT, o ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, do PSD, e do presidente da Fiesp, Paulo Skaf, do PMDB. A campanha pela reeleição só não engloba o governador Geraldo Alckmin, do PSDB, até o momento restrito à candidatura presidencial do senador Aécio Neves.

Na seara de Dilma, o grupo de Kassab faz o seguinte cálculo: o PT terá dificuldades por causa do desgaste do partido na prefeitura, uma vez que estão em cena dezenas de problemas, como o aumento do IPTU. Skaf é novo nesse ramo, visto pelos kassabistas como um piloto que acabou de tirar o brevê e quer comandar um avião de grande porte, ou seja, sem experiência de administração pública. Falta, entretanto, combinar com os eleitores, que mantêm Skaf com boas intenções de voto nas pesquisas.

Operação salvamento
A presidente Dilma Rousseff vai retirar do Senado a indicação de Paulo Passos para a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O relator da proposta é nada mais, nada menos do que Alfredo Nascimento, presidente do PR e antecessor de Passos no Ministério dos Transportes. Alfredo atribui a Passos parte de suas agruras na pasta e estava pedindo aos líderes que rejeitassem a indicação. Passos, entretanto, “cai para cima”, vai para a Empresa de Planejamento e Logística (EPL) no lugar de Bernardo Figueiredo.

Pano de fundo I
Os petistas adiaram todos os afazeres de rotina entre hoje e amanhã para dedicar os dois dias a enaltecer a presença do ex-presidente Lula em Brasília. Querem fotos e imagens, em especial dos aniversários do Bolsa Família e de Lula. A turma do PT está convicta de que terá lucros eleitorais, caso consiga disseminar a ideia de que o programa estará em risco se houver troca de comando no país.

Pano de fundo II
Os tucanos, por sua vez, querem aproveitar a presença de Fernando Henrique Cardoso hoje na cidade para colocar em cena a ideia de que o partido, pai do Plano Real, será aquele capaz de oferecer qualidade aos serviços que a população precisa.

“Não sei qual foi o dirigente petista que teve essa ‘brilhante’ ideia. Comício não é programa de calouros!”
Do líder do PR na Câmara, Anthony Garotinho, rechaçando a ideia de palanque quádruplo no Rio de Janeiro

Brigas futuras
As discussões sobre direito autoral de conteúdos veiculados na internet ficaram para uma legislação posterior sobre o tema, que ainda está em debate no governo. Ou seja, saíram do marco civil que está na ordem do dia. O mesmo vale para o armazenamento no Brasil de dados de usuários que navegam aqui. Essa parte será incluída no projeto de proteção de dados pessoais, em gestação no Ministério da Justiça. Sobra a polêmica neutralidade da rede, considerada o coração da proposta.

Número mágico/ JK prometeu 50 anos em cinco. Fernando Henrique Cardoso, quando em campanha, tinha a mão espalmada com cinco dedos elencando suas prioridades. Dilma Rousseff falava dia desses dos cinco pactos. Agora, Eduardo Campos e Marina Silva prometem afunilar as discussões de ontem em cinco desafios. Dois deles devem ser a reforma do estado e a maneira de indicar pessoas ao governo.

Feriadão/ O pessoal do Poder Judiciário trabalhou normalmente ontem porque o feriado pelo Dia do Servidor foi transferido para quinta-feira, 31. Epa! Folga na quinta… Sexta-feira, trabalha… Sábado, 2 de novembro, Finados… Noves fora… Tá com cara de emenda. Pode ser só impressão de alguns. Afinal, o que não falta nos poderes da República é serviço.

Meirelles, o retorno/ Toda eleição é a mesma coisa. Lá está Henrique Meirelles citado candidato, ora como vice, ora como governador, senador. Para 2014, o presidente do PSD, Gilberto Kassab, cogita fazer do ex-presidente do Banco Central candidato ao Senado por São Paulo.

A volta da musa/ Convidada especial da cerimônia de 25 anos da Constituição, hoje no Senado, a cantora Fafá de Belém (foto) jantou ontem com um grupo de senadores. Ela entrou para a história do país com uma interpretação magistral do Hino Nacional na campanha das Diretas Já, na eleição de Tancredo Neves e também na Constituinte, aliás, uma bandeira do movimento das eleições diretas. Hoje, espera-se uma performance na sessão do Senado, a partir das 10h30.

Nenhum comentário: