quinta-feira, outubro 31, 2013

A onda de Renan - DENISE ROTHENBURG

CORREIO BRAZILIENSE - 31/10

A defesa que o PT fez do voto aberto para tudo, inclusive vetos presidenciais, foi a força motriz que desengavetou num passe de mágica a proposta que estabelece a autonomia do Banco Central. Muitos senadores do PMDB se sentiram expostos por ter que apreciar os vetos abertamente e viram o dedo do governo nesse projeto. Agora, constrangidos a ficar com o voto aberto, eles escolheram a autonomia do Banco Central como o troco no Executivo. O contribuinte agradece. O tema provocou uma discussão daquelas entre peemedebistas e a ministra Ideli Salvatti, que pregava a inocência do governo nessa história. Mas não adiantou. Depois que Valter Pinheiro e Wellington Dias defenderam o fim do voto secreto para apreciação de vetos, a fatura foi debitada na conta do Planalto.

E tem mais: se passar o voto aberto para tudo, há quem diga que Renan teria ainda dificuldades em se reeleger presidente do Senado, o que vem sendo tratado nos bastidores como mais um motivo para o troco no governo. Os peemedebistas, entretanto, garantem que Renan se reelege se quiser mesmo ser reconduzido ao cargo daqui um ano e três meses. Mas, ainda assim, em política invariavelmente vale a máxima “seguro morreu de velho”.

Arena prioritária
Lula avisou ao líder do PP, deputado Dudu da Fonte (PE), que irá várias vezes a Pernambuco “fazer campanha” e ainda comentou: “Em 2012, o PT me arrumou uma encrenca lá, mas agora, acabou”. Lula não mencionou, mas, entre os amigos do ex-presidente, há quem diga que ele coloca como questão de honra vencer o PSB de Eduardo Campos em sua terra natal.

Olha o chapéu!
Um almoço ontem em Brasília entre três políticos do Distrito Federal deflagrou os ensaios para uma aliança na capital da República. Estavam lá três ex-secretários de governos locais, de Joaquim Roriz e José Roberto Arruda. Izalci, do PSDB; Jofran Frejat, do PR; e Alberto Fraga, do DEM. Combinaram até a formatação do programa. Izalci cuidará da parte de educação, Frejat, da Saúde, e Fraga, da mobilidade urbana e segurança. “Ninguém jamais disse a Pitiman que ele teria legenda para ser candidato a governador”, disse Izalci, referindo-se ao deputado Luiz Pitiman, que se movimenta para o GDF.

Depois do Outubro Rosa.../... o Novembro Azul, um alerta contra o câncer de próstata, iniciativa da deputada Rose de Freitas (PMDB-ES) e da senadora Ana Amélia (PP-RS). "Há muito tempo, os homens reclamam por falta de dados específicos. Hoje, sabemos que 90% dos que detectam essa doença nunca foram ao médico", diz Rose. O documento será apresentado hoje, com o slogan da campanha "É preciso tocar nesse assunto".

O estressado/ Quem não estava nada calma era a turma da segurança. Ao perceber a presença da coluna bem próxima de Dilma, um deles foi direto: “Por favor, fique atrás de mim e deixe ela passar. Senão, eu perco o meu emprego!”.

Fui!/ O vice-presidente Michel Temer (foto) estará na China quando a presidente Dilma Rousseff fizer a rodada de conversas com o governador do Rio, Sérgio Cabral, o líder do partido, Eunício Oliveira, e o senador Vital do Rego Filho para justar os ponteiros. Vai representar o governo em encontros empresariais e seminários. Se os “meninos” fizerem alguma bagunça na ausência dele, que se entendam direto com a “tia”.

Tensão até no clube/ Depois do empate na urna, 901 a 901, a eleição da nova diretoria do Iate Clube, o mais badalado de Brasília, frequentado por políticos, empresários e funcionários de alto escalão de todos os poderes, foi parar na 21ª Vara Cível, numa ação proposta pela oposição encabeçada por Edson Garcia. A decisão judicial é esperada para as próximas horas.

“Aplaudo o Bolsa Família de pé, mas não posso fazer o mesmo sobre os rumos da economia do Brasil”
Do líder do PSB na Câmara, Beto Albuquerque

Passou recibo
Pelo visto, o ex-presidente petista não se conforma com o discurso do senador Aécio Neves a empresários em Nova York. Em sua passagem por Brasília, Lula comentou, sem citar nomes: “Querem acabar com a imagem do Brasil lá fora, vão lá falar mal, ora, não é assim, estamos crescendo. Temos um espaço imenso para investir. Ninguém tem mais ferrovia para fazer, pré-sal. Tudo o que Portugal queria é ter a situação do Brasil”.

O "lifting" de Lídice
A ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Eliana Calmon está praticamente fechada com o PSB para concorrer ao Senado pela Bahia em 2014. Assim, reforça o palanque da senadora Lídice da Mata ao governo estadual.

Nenhum comentário: