sábado, outubro 12, 2013

A batalha pelo Nordeste - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 12/10

O presidente Lula vai sentar praça no Nordeste no primeiro semestre do ano que vem. Vai percorrer os estados fazendo propaganda das realizações dos governos petistas para a região. E vai entrar fundo em Pernambuco para lembrar que levou para lá a Fiat, uma refinaria e um estaleiro. Petistas dizem que é preciso minar Eduardo Campos (PSB) na região decisiva para sua arrancada.

A luta pelo voto
A presidente Dilma pediu a sua assessoria para programar, ainda neste ano, duas incursões ao Nordeste. A primeira será no quintal do candidato do PSB, o governador Eduardo Campos (PE), para inaugurar, em Afogados da Ingazeira, um trecho da adutora do Pajeú. A seguinte será para inaugurar a quinta etapa do Eixão das Águas, no Ceará, que levará água ao Porto de Pecém. A presidente Dilma não gostou de o candidato do PSDB, Aécio Neves, em seu programa de TV, ter mostrado imagens tentando vender que as obras da transposição do São Francisco estão paradas. Ela quer mostrar que existem 99 frentes de serviço e que a obra gera 6.300 empregos.

"A Marina (Silva) é uma espalha-brasas. Ela jogou o (Ronaldo) Caiado e o agronegócio no nosso colo"
Marcus Pestana
Presidente do PSDB mineiro e deputado federal

"Upgrade"
Não é só o PMDB que quer emplacar um senador no governo Dilma na reforma ministerial. O PP quer colocar seu presidente nacional, Ciro Nogueira (PI), no lugar do atual ministro Aguinaldo Ribeiro (PP), nas Cidades.

Boquinha
Os socialistas romperam com o governo Dilma e anunciaram que entregariam os cargos no governo federal. Mas alguns continuam agarrados aos seus. Um dos que se mantêm é o diretor-superintendente da Sudeco, Marcelo Dourado. Ele segue na cadeira e foi indicado pelo líder do PSB no Senado, Rodrigo Rollemberg (DF), na foto.

Como assim?
Durante meses os tucanos repetiram que quanto mais candidatos, melhor para garantir um segundo turno. Eram três e ficaram dois, com a saída de Marina Silva. E os tucanos continuam afirmando que a oposição saiu fortalecida.

Quem ganha?
Levantamento por telefone feito pela equipe de Antônio Lavareda, a pedido do PSB, mostra que os votos de Marina Silva se distribuíram entre a presidente Dilma (PT) e Eduardo Campos (PSB). Nas 2.300 ligações, os entrevistados foram informados que Marina havia renunciado em favor de Eduardo. Dilma lidera e o socialista está em empate técnico com Aécio Neves (PSDB-MG).

Arrancada
O candidato do PSDB, Aécio Neves, vai lançar em novembro, em Poços de Caldas (MG), documento com os eixos de seu programa para presidente. Os governadores Geraldo Alckmin (SP) e Antonio Anastasia (MG) estarão ao seu lado.

De volta
O ex-ministro das Relações Institucionais Walfrido Mares Guia tem ajudado o ex-presidente Lula nas articulações políticas. Auxiliou na filiação de Josué Alencar da Silva ao PMDB e está por trás de costuras eleitorais nos estados.

Proibido para maiores. Surpreendeu o PSB de São Paulo a faixa etária dos integrantes da Executiva da Rede. A idade média é 22 anos.

Nenhum comentário: