quarta-feira, setembro 25, 2013

SERÁ MESMO? - MÔNICA BERGAMO

FOLHA DE SP - 25/09

A tese invocada pela Rede, de Marina Silva, pedindo que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) reconheça assinaturas para a formação do partido que foram rejeitadas por cartórios encontra resistência na corte. Ministros dizem que a burocracia não é obrigada a justificar a glosa das firmas, como quer a ex-senadora.

TUDO CLARO
O argumento central da Rede é o de que o poder público tem que justificar todas as suas medidas. Já ministros do TSE acham que os cartórios não devem dar explicações adicionais à que já está explicitada: eles comparam assinaturas e informações apresentadas com os cadastros dos eleitores. Se alguma coisa não confere, anulam a ficha apresentada.

RABISCO
"O problema é que há uma série de precariedades nos cartórios, e a falta de justificativa é uma forma de lidar com elas", diz Bazileu Margarido, coordenador da Rede. Há também pontos considerados fora da curva. No Brasil todo, por exemplo, foram anuladas em média 20% das assinaturas. Em SP, 34%. No ABCD (Santo André, São Bernardo, São Caetano e Diadema) elas chegaram a 50%.

PONTO DE VISTA
E Marina Silva dividirá o palco com outro presidenciável, o tucano Aécio Neves (PSDB-MG), em um seminário sobre produtividade promovido pela revista "Exame", da editora Abril. O presidente do STF, Joaquim Barbosa, também dará palestra no mesmo evento, na próxima segunda, 30. O ministro Guido Mantega, da Fazenda, representará o governo.

NOVO APOIO
A Secretaria de Estado da Cultura abriu um edital inédito do Proac de apoio a produções independentes de séries para TV e web. Serão R$ 400 mil distribuídos entre oito projetos vencedores.

POPOZÃO
Valesca Popozuda retoma no dia 1º a gravação do primeiro clipe de sua carreira, o da música "Beijinho no Ombro". As cenas feitas em Petrópolis (RJ) serão juntadas a outras que a funkeira rodou na torre Eiffel, em Paris. "Vai ser num clima meio teatral, como se fosse num castelo. Estou igual criança esperando um brinquedo novo! Doida para o clipe ficar pronto logo. Vai ser fodástico!", diz.

IGUAL, MAS DIFERENTE
Valesca --que diz fazer em média 30 shows por mês-- afirma "curtir" Anitta, funkeira carioca que virou fenômeno de popularidade. "Espero que ela faça história, como eu faço." Ambas têm letras que valorizam a mulher, mas a veterana diz: "Anitta é meiga e abusada. E eu sou tiro, porrada e bomba".

RELAX
O encerramento do Yoga pela Paz, em outubro, terá duas atrações internacionais: a guru indiana Mother Maya e a cantora Donna De Lory, "backing vocal" de Madonna por 21 anos.

HISTÓRIA DA ARTE
A galerista Raquel Arnaud abrirá em fevereiro de 2014, no Instituto Tomie Ohtake, em SP, uma exposição coletiva retrospectiva dos artistas que já passaram por sua galeria. Vai pegar emprestadas obras vendidas a colecionadores que são seus clientes, como o banqueiro José Olympio Pereira.

É GOL, MÃE!
A maior parte dos torcedores de futebol (52%) prefere a companhia da família para assistir aos jogos pela TV. Amigos vêm na sequência, com 20%, diz pesquisa da Rádio Globo feita pela agência Box 1824. Dos 39% de entrevistados que vão a estádios, 57% são homens e 43%, mulheres. Entre os perfis mais comuns: torcedor religioso --devoto do time do coração-- e cientista --que admira mais o futebol bonito do que a vitória de seu clube.

FORA DA CASINHA
Os atores Leandra Leal e Bruno Gagliasso, protagonistas do longa "Mato sem Cachorro", foram à pré-estreia do filme, anteontem, no shopping JK Iguatemi. A atriz Gabriela Duarte e o apresentador Danilo Gentili, que também fazem parte do elenco, o diretor da produção, Pedro Amorim, e os humoristas Paulinho Serra e Rafinha Bastos estiveram no evento.

FAMÍLIA ENTOCADA
Os atores Maria Fernanda Cândido e Reynaldo Gianecchini, protagonistas da peça "A Toca do Coelho", receberam amigos na apresentação da montagem para convidados, anteontem, no teatro Faap. Simone Zucato é a produtora e também atua no espetáculo, dirigido por Dan Stulbach. O ator Taumaturgo Ferreira e a apresentadora Isabella Fiorentino estavam na plateia.

CURTO-CIRCUITO
Simone Wassermann organiza hoje dia de noiva para comemorar os 40 anos da Vasti Fashion, em Higienópolis.

O relojoeiro suíço Thomas Gäumann dá palestra sobre o relógio Siderále, avaliado em R$ 1,9 milhões. Hoje, no JK Iguatemi, às 18h.

Os chefs Henrique Benedetti e Jitpapa Chamratchay cozinham hoje em Brasília, a convite da Embaixada da Tailândia.

Nenhum comentário: