domingo, setembro 29, 2013

Sedução - LUIS FERNANDO VERISSIMO

O GLOBO - 29/09


(Da série “Poesia numa hora destas?!”)

Esta sacada para o Gran Canal

esta Lua de cartão-postal

(depois de um pôr de sol do Tiepolo)

este salão descomunal

e um mordomo chamado Manolo...

As lagostas do jantar

os filés, o manjar

o cheque sob o “rechaud”

as frutas do meu pomar

e os vinhos do meu “chateau”...

Um final de fantasia

pavê e ambrosia

junto com um grande “apfelstrudel”.

E ao fundo (covardia)

Miles Davis no “flugel”...

Na cama em forma de nau

ela não pode conter um “uau”

de sacudir o palazzo inteiro.

Não sei se foi meu “know-how”

ou a joia no travesseiro.

Pois o chocolate suíço

os pavões e o serviço

o Rolls-Royce e este show...

Será que ela liga pra isso

ou me ama pelo que eu sou?

O IMITADOR

“João, imita cachorro”

dizia a cruel Maria

dando o pé pra ser lambido.

“Agora imita cavalo”

e virava no outro sentido.

“João, imita tapete”

dizia a cruel Maria

quando o queria rasteiro.

Ou “imita caixa automática”

quando queria dinheiro.

E um dia a cruel Maria

disse “João, imita gente”

e disse o João “imito quem?”

“Sei lá, qualquer pessoa,

você vai pensar em alguém”

E João, o imitador,

imitou Jack, o Extirpador.

OBSERVAÇÃO ANTROPOLÓGICA

Se agarram, rolam pelo chão, abraçados, e se beijam com fervor...

Ou foi gol, ou é amor.

O SEDUTOR MÉDIO

Vamos juntar

nossas rendas e

expectativas de vida

querida,

o que me dizes?

Ter 2,3 filhos

e ser meio felizes?

O SEDUTOR INTELECTUAL

Eu diria algo brilhante sobre soutiens com enchimento

Mas não é o momento, não é o momento...

Te contei que minha miopia regrediu?

Desculpe, é nervosismo, viu?

Não vá, espere, não desista de mim

eu nunca desisti, não me deixe assim.

Daqui a pouco, garanto, um outro se ergue,

eu sou só a ponta de um iceberg.

Nenhum comentário: