sexta-feira, setembro 06, 2013

O tom do combate - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 06/09

As entidades dos médicos perderam a batalha de opinião pública na contestação ao Mais Médicos. A oposição avalia que elas erraram a "embocadura" E explica que nas pesquisas brota o clamor por "mais médicos! Por isso, a oposição se agarrou a uma boia: a defesa do respeito à legislação trabalhista e o protesto contra o "imposto" que o governo de Cuba vai cobrar dos seus trabalhadores.

A ameaça de Paulo Skaf
O êxito do Mais Médicos é decisivo para o PT alavancar a candidatura do ministro Alexandre Padilha (Saúde) para o governo paulista. Mas não basta. A candidatura do presidente da Fiesp,

Paulo Skaf, é uma peça fundamental para levar a eleição para o segundo turno. Mas insatisfeito com o apoio que tem recebido, Skaf reclamou com o vice-presidente Michel Temer. Ele cobrou o apoio do PMDB, como lhe fora prometido, e ameaçou deixar o partido. Ele diz que está sendo solapado pelo presidente do PMDB local, Baleia Rossi, e pelo ex-prefeito Marcelo Barbieri, que articulam abertamente o apoio à candidatura do governador Geraldo Alckmin (PSDB).


"A presidente Dilma faturou. Mas tem que ter serenidade. Mostrar indignação na dose certa. Não dá para declarar guerra"
Francisco Dornelles
Senador (RJ) e presidente de honra do PP, sobre a espionagem americana sobre autoridades brasileiras

Me dê motivo
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), não perde chance de falar mal do presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB). Está irritado com as decisões da Câmara sobre a votação dos vetos e o fim do voto secreto.

Desidratado
Com 11 deputados, o PPS pode perder três nos próximos dias. Augusto Carvalho (DF) está indo I para o Solidariedade;

Simplício Araújo (MA), para a Rede. Irritado com o líder Rubens Bueno (na foto), Sandro Alex está de saída. Ele cobra promessa de presidir o PPS no Paraná. Mas Rubens, líder na Câmara e secretário-geral nacional, não quer sair

O estrago
Os aliados da candidatura do deputado Paulo Teixeira à presidência do PT temem que ele seja prejudicado pela denúncia do deputado Henrique Fontana (RS) de irregularidades no colégio eleitoral qúe elegerá a direção do partido.

A correlação de forças
As tendências Construindo um Novo Brasil, que dirige o PT desde a sua criação, e Partido é Para Todos na Luta, que apoiam a reeleição de Rui Falcão para a presidência do partido, fecharam um acordo. A CNB vai indicar o tesoureiro da Executiva e a Para Todos, o secretário-geral. Este cargo atualmente é exercido pela Mensagem, grupo que sustenta a candidatura Paulo Teixeira.

Acertando os ponteiros
O vice-presidente Michel Temer e o presidente do PSD, Gilberto Kassab, conversaram sobre eleição em Brasília. Temer quer o apoio do PSD para a candidatura do vice Tadeu Filipelli (PMDB) contra o governador Agnelo Queiroz (PT).

O desembarque
O PMDB do ministro Garibaldi Alves saiu do governo Rosalba Ciarlini (DEM) no Rio Grande do Norte. O partido deve lançar o deputado estadual Valter Alves para o governo, com a deputada Fátima Bezerra (PT) para o Senado.


O Presidente do TCU, João Augusto Nardes, vai ocupar a vice-presidência da Conferência Internacional de Tribunais de Contas em outubro, na China.


Nenhum comentário: