sexta-feira, setembro 06, 2013

O APERTO DO PAPA - MÔNICA BERGAMO

FOLHA DE SP - 06/09

Depois de se desfazer do prédio do hospital Quinta D'Or, no Rio, para saldar dívidas da visita do papa Francisco ao Brasil, os religiosos que organizaram a Jornada Mundial da Juventude preparam outra tacada: vão colocar à venda o cemitério do Catumbi, na mesma cidade.

PAPA 2
O espaço é de uma ordem religiosa, que espera arrecadar cerca de R$ 80 milhões com o negócio. Os recursos seriam repassados como empréstimo para o Instituto Jornada Mundial da Juventude. Estima-se que o rombo da festa estrelada pelo pontífice ultrapasse os R$ 100 milhões.

PAPA 3
A venda do cemitério deve esbarrar em alguns percalços na atração de investidores. O local tem muitos jazigos eternos. E ainda precisa de autorização para construir crematório e cemitério vertical.

PAPA 4
O aperto é tão grande que dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio, pediu ajuda até a José Dirceu para resolver os problemas. O religioso é amigo de Evanise Santos, ex-mulher do petista, com quem almoçou recentemente e também conversou sobre o assunto. O ex-ministro aconselhou os religiosos justamente a vender patrimônio, escapando de juros de empréstimos bancários.

VEM, CAPILÉ
Lobão entra em estúdio no Rio na semana que vem para gravar a música que fez para Pablo Capilé. A inspiração surgiu após o líder do movimento Fora do Eixo recusar convite do cantor para um debate sobre as polêmicas em torno dos coletivos. No melhor estilo anticoletivo, aliás, Lobão vai tocar todos os instrumentos e interpretar sozinho a canção, que depois será masterizada em Abbey Road, o mítico estúdio dos Beatles em Londres.

ISABELITA IMORTAL
Mais recente autora de livros infantis do país, a drag queen Isabelita dos Patins está disposta a entregar pessoalmente um exemplar do seu recém-lançado "Isabelita, a Menina dos Patins" a Fernando Henrique Cardoso. Seu plano é ir à posse do ex-presidente na ABL, marcada para o próximo dia 10. Vai de terno e gravata, para evitar constrangimentos ao novo imortal.

A SALVAÇÃO
Segundo a drag queen, a clássica foto dela dando um beijo na bochecha do então ministro da Fazenda e candidato à Presidência, na porta do Copacabana Palace, em 1993, catapultou sua carreira. "Foi ali que eu ganhei a loto [loteria] da minha vida. Graças ao rumo que minha carreira tomou, pude quitar meu apartamento [no Rio]", diz. A passagem está registrada no livro, sem contudo citar FHC nominalmente.

TERCEIRA IDADE
Aos 65 anos, e 40 de personagem, Isabelita não usa mais os tradicionais patins desde que sofreu um infarto, em julho de 2012. Sobre o livro, ela diz que é uma forma de reduzir o preconceito no país. "Sou uma drag queen da terceira idade e a palavra gay nunca fez parte do meu dicionário. Quero que as crianças saibam que todas as escolhas são dignas e que não deve existir preconceito."

PODER
Procuradores, professores e juízes farão hoje uma espécie de ato de desagravo a Sandra Cureau. A vice-procuradora eleitoral da República será homenageada no Congresso Brasileiro do Magistério Superior de Direito Ambiental, em Brasília. Desde que Helenita Acioli substituiu Roberto Gurgel na PGR (Procuradoria-Geral da República), Cureau comenta, nos bastidores do Ministério Público Federal, que sofre boicote informal orquestrado pela interina.

OUTRO LADO
A PGR informou, por meio da assessoria de imprensa, que Acioli ficou surpresa com a informação sobre o suposto boicote. Ainda segundo o órgão, Cureau está em licença médica e não poderia ser contatada ontem.

GLAMOUR NA ATLÂNTICA
O cirurgião plástico Ivo Pitanguy, a modelo Luiza Brunet e a drag queen Isabelita dos Patins foram ao aniversário de 90 anos do Copacabana Palace, anteontem, no Rio. A atriz Luana Piovani, que se recupera de uma queda, chegou de muletas, acompanhada do marido, o surfista Pedro Scooby. A festa, organizada por Andrea Natal, gerente-geral do hotel, contou ainda com a presença da atriz Carol Castro e do noivo, o modelo Raphael Sander.

CURTO-CIRCUITO
O guitarrista Pedro Baby se apresenta com a banda Los Sebosos Postizos. O repertório é de Jorge Ben Jor. Amanhã, às 23h, no Cine Joia. 18 anos.

A peça "Zucco" estreia hoje, às 21h, no Tusp, na rua Maria Antônia. 16 anos.

O Theatro Municipal realiza palestra sobre a ópera "Don Giovanni", amanhã, às 17h. Grátis.

O designer Marcos Beccari dá curso amanhã no Instituto Volusiano, às 18h.

A peça "Retratos Falantes", com Zécarlos Machado, inicia temporada hoje, às 21h, no Teatro de Arena Eugênio Kusnet, na República. 14 anos.

Nenhum comentário: