terça-feira, setembro 17, 2013

Mudança de rota - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 17/09

O governo vai aguardar o leilão da BR-050 (GO-MG), amanhã, para definir mudanças no modelo de concessão da BR-262, cujo trecho MG-ES "micou" por falta de interessados. Apontado como um dos que agiram para esvaziar a concorrência, o governador Renato Casagrande (PSB-PE) diz que alertou César Borges (Transportes) e Gleisi Hoffmann (Casa Civil) sobre problemas do edital, como o alto preço do pedágio. "Agora o governo pode abrir o debate e corrigir o modelo", afirma.

Guerra Fria 1 A oposição deve usar o provável cancelamento da viagem de Dilma Rousseff aos EUA como exemplo de diplomacia "anacrônica" do governo.

Guerra Fria 2 Vão comparar o episódio ao anúncio da expulsão do correspondente do "New York Times" Larry Rohter do país após reportagem que desagradou Lula, em 2004. Depois da repercussão, o governo recuou.

Na pauta Dilma retoma nesta semana agenda com empresários: hoje, se encontra com o presidente da Audi, Jorg Hoffman, e, amanhã, com a diretoria da Vale.

Ensaio 1 O ministro Fernando Bezerra (Integração), da cota de Eduardo Campos, se licenciou ontem para tratamento médico. A depender da evolução da pré-candidatura do governador de Pernambuco, ele pode nem retornar ao comando da pasta.

Ensaio 2 A cúpula do PSB foi convocada para uma reunião com Campos hoje, em Brasília. Em pauta, a pressão de PT e PMDB para que Dilma cobre uma definição imediata de Campos sobre 2014. Um grupo defende que o partido entregue os cargos federais.

In loco O programa do PSDB que vai ao ar na quinta-feira mostra Aécio Neves na região do rio São Francisco para falar do atraso nas obras da transposição. O tucano dirá que Dilma deixará como legado um "cemitério de obras inacabadas".

Climão O PT do Rio, que ocupa duas secretarias no governo Sérgio Cabral, representou no TSE contra o PMDB por uso político de spots de TV em prol de Luiz Pezão. O processo foi extinto porque seções estaduais dos partidos não podem ajuizar processos contra propaganda nacional.

Minimalista Sempre cercado de amigos durante as sessões do mensalão, José Dirceu tem dito que gostaria de ter menos gente a seu lado amanhã, quando o STF decidirá se cabem embargos infringentes. Por ora, só advogados devem ir a sua casa.

Agora não Membros do STF e advogados dizem que, a despeito de petistas, como o ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral), negarem uso de dinheiro público no mensalão, esse ponto não é passível de infringentes.

Vem por aí Isso porque réus condenados por peculato (desvio de dinheiro público) não tiveram quatro votos a seu favor. No entanto, criminalistas admitem que o assunto poderá ser abordado em futura revisão criminal.

Trilha Condenado a regime fechado no mensalão, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares postou ontem no Twitter um link para vídeo da música "Lanterna dos Afogados", dos Paralamas do Sucesso, na voz de Maria Gadú.

Tá na mão 1 A ministra Luciana Lóssio liberou ontem à noite para pauta o pedido de criação do PROS. A ministra tinha pedido vista do processo no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Ta na mão 2 Agora, cabe à presidente da corte, Cármen Lúcia, incluir o pedido na pauta de votações. O processo pode ter repercussão na criação de outras legendas, como o Solidariedade.

com ANDRÉIA SADI e BRUNO BOGHOSSIAN

tiroteio

"A manutenção da cobrança de multa adicional de 10% do FGTS é imoral, ilegal e engorda ainda mais os cofres do governo."

DO DEPUTADO GUILHERME CAMPOS (PSD-SP), sobre a votação do veto da presidente Dilma Rousseff ao fim da cobrança de multa extra sobre o FGTS.

contraponto

Ato falho

Em votação do projeto que disciplina os pedidos de criação de novos municípios, na Comissão de Constituição e Justiça, o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) disse ser favorável a um dos dispositivos em discussão, assim como o líder do governo, Eduardo Braga (PMDB-AM).

Ao ouvir o voto, Pedro Taques (PDT-MT) provocou:

--Sr. presidente, eu quero cumprimentar o senador Aloysio Nunes por concordar com o governo!

--Se eu soubesse, teria votado contra. Meu Deus do céu, fiquei sabendo depois! Ele abriu o jogo depois -- rebateu o tucano, rindo.

Nenhum comentário: