segunda-feira, setembro 09, 2013

Gois na Bienal I - ANCELMO GOIS

O GLOBO - 09/09

Ruy Castro, após ler, sábado, na Bienal, manifesto dos intelectuais pela liberdade das biografias, foi procurado por escritores estrangeiros que não conseguiam entender o objeto da discussão.

“Em seus países — diz Castro — não passa pela cabeça de ninguém exigir que as biografias tenham de ser autorizadas pelo biografado ou por seus herdeiros.”

Gois na Bienal II
Mas Marta Suplicy, que já recebeu Roberto Carlos, que censurou uma biografia sua, confessa ficar dividida:
— Ainda não formei uma opinião.

Aliás, a ministra foi procurada por dois jornalistas paulistas querendo escrever sua biografia.

Gois na Bienal III
Genésio Ferreira da Silva, cujo testemunho, aos 14 anos, foi fundamental para a condenação dos assassinos de Chico Mendes a 19 anos de prisão — Darli Alves da Silva como mandante, e o filho, Darci, como executor — acaba de contar sua dramática história no livro “A saga de uma testemunha”, que inaugura a editora do Instituto Vladimir Herzog, de SP, nos 25 anos do assassinato do líder seringueiro. Genésio hoje vive no interior do Acre.

Gois na Bienal IV
A Editora Iluminuras vai publicar em meados de 2014 o primeiro livro de poesia da Adriana Lisboa.

Vai se chamar “Parte da Paisagem”.

Gois na Bienal V
A Biblioteca Nacional, pela primeira vez em anos, não teve um estande na Bienal do Livro.

Calma, gente
Frase postada na página do Ninja no Facebook: “Se a bomba é de efeito moral, joga no Congresso Nacional.” Pra Copa, você também Dilma aproveitou esta reunião do G20, em São Petersburgo, na Rússia, para convidar os chefes de Estado para a Copa do Mundo no Brasil, ano que vem. Pelo menos dez líderes mundiais gostaram da ideia.

O recorde é nosso
Tóquio ganhou de Istambul por 24 votos de diferença para sediar as Olimpíadas de 2020.

O Rio continua com o recorde. Ganhamos por 40 votos de Madri para sediar os jogos de 2016.

Aliás
Com a Espanha em crise, teve membro do COI desistindo de votar em Madri, temendo revoltas nas ruas, a exemplo do que ocorreu no Brasil na Copa das Confederações.

Esta é a terceira candidatura frustrada seguida da capital espanhola.

Nem tudo está perdido
A Bienal do Livro Rio recebeu público de 660 mil pessoas ou 9 maracanãs lotados.

Casa do Cabral
Embora os manifestantes tenham na véspera, por conta própria, deixado o acampamento próximo à casa de Sérgio Cabral, o juiz João Felipe Varella Ribeiro, da 4ª Vara de Fazenda Pública, manteve a audiência pública, sexta, para analisar o pedido de retirada da turma do meio da rua, feito pela Associação de Moradores e Amigos do Leblon.
O juiz determinou que a prefeitura impeça qualquer nova tentativa de acampamento na via pública, “sob pena de sofrer as sanções”.

Dilma monitorada
A ABI, o Sindicado dos Jornalistas, o Instituto Mais Democracia e o Grupo Tortura Nunca Mais promovem, sexta, dia 20, no Rio, um ato de homenagem a um grupo de sete personalidades estrangeiras que lutaram pelo direito à informação, entre eles o americano Edward Snowden, que revelou o monitoramento dos EUA contra líderes de diversos países, entre eles, Dilma.
Na lista estão também o jornalista Glenn Greenwald, o americano que revelou estes documentos, e o israelense Mordechai Vanunu, que vazou informações sobre o programa nuclear de Israel.

H&M no Brasil
A novela da vinda da sueca H&M prossegue. Agora a maior rede de vestuário do mundo negocia com a Multiplan, leia José Isaac Peres.

A ideia é desembarcar no Brasil em 2014, no Morumbi Shopping, em São Paulo, e no Barra Shopping, no Rio.
A conferir.

Propaganda enganosa
Cristina Ortiz, grande pianista brasileira, ficou indignada com a revista “Concerto”, que se referiu a ela como professora de um pianista que se apresenta na Casa de Rui Barbosa, no Rio, quarta-feira, agora.

Segundo Cristina, a estrela do recital, o pianista espanhol Eduardo Frias, nunca foi seu aluno.

Nenhum comentário: