sexta-feira, setembro 13, 2013

FLÁVIA OLIVEIRA - NEGÓCIOS & CIA

O GLOBO - 13/09

Venda de móveis e eletrodomésticos dispara
Varejo do setor cresceu 11% em julho. Foi a 1ª variação de dois dígitos desde outubro passado. Minha Casa Melhor pesou

Tem a ver com o Minha Casa Melhor, linha de crédito para compra de móveis e eletrodomésticos pelos mutuários do Minha Casa Minha Vida, o salto nas vendas do setor em julho, capturado na pesquisa de comércio do IBGE. O varejo de móveis e eletrodomésticos registrou alta de 11% nas vendas sobre julho de 2012. Desde outubro do ano passado (+13,8%), o segmento não registrava variação de dois dígitos sobre um ano antes, sublinhou Reinaldo Pereira, gerente da Coordenação de Serviços e Comércio do IBGE. O cartão Minha Casa Melhor é oferecido em todo o Brasil pela Caixa. Lançado em 12 de junho passado, já liberou mais de R$ 1,150 bilhão em cerca de 232 mil cartões de crédito, O limite, por mutuário, é de R$ 5 mil, que só podem ser usados na compra de móveis e eletrodomésticos em lojas conveniadas. Somente no período junho-juIho, segundo a Caixa, os empréstimos somaram R$ 762 milhões, num total de 153 mil cartões emitidos. O varejo de bens duráveis foi o que mais contribuiu para a expansão de 6% no volume de vendas do comércio brasileiro em julho, segundo o IBGE. Representou 22,4% do resultado geral, à frente dos super e hipermercados, com 21,8%.

R$570 Milhões
É a soma dos empréstimos do Minha Casa Melhor no Estado do Rio, de 12 de junho até ontem, segundo a Caixa. Já foram emitidos 11.500 cartões em território fluminense, 7.150 na capital.

MÉIER
A Calçada estreia hoje a campanha do Refinatto, projeto em parceria com a Newserrat.
É criação da Percepttiva. O condomínio, no Méier, terá 496 apartamentos em quatro blocos. Contará com espaço de lazer, spa, sauna e praça de jogos. Deve chegara R$ 200 milhões em vendas

Mecenato
A Secretaria de Cultura do Rio abre hoje inscrições para empresas interessadas em aderir ao edital do ISS. Em 2014, a renúncia fiscal para projetos culturais será de R$ 42,92 milhões.

Redesenho 1
A Mozak investiu R$ 200 mil na nova identidade visual.

A Casa da Criação assina. A construtora deve bater R$ 180 milhões em valor de vendas este ano.

Redesenho 2
O Secovi Rio também mudou de marca. Está se adequando ao novo padrão de CNC e Fecomércio-RJ.

Livre Mercado
É 2ª a audiência pública na Alerj para debatera inclusão demais profissões no Simples Nacional. A lista tem corretores de seguro, advogados e psicólogos.

O SBT fechou o licenciamento de “Rebelde”, novela mexicana que reestreou no canal. Tilibra, Panini, Online Editora, Riclan e Festcolor farão itens da marca.

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio abriu edital de patrocínio. As cotas chegam a R$ 50 mil. O prazo é dia 30.
A Purina Cat Chowvai doar R$ 150 mil à Femama para a prevenção do câncer de mama. Aderiu ao Outubro Rosa.

A Chevrolet faz ação contra a mistura de direção e bebida. Clientes do Botequim Informal (Rio) terão vale-táxi e carona.
A Votorantim Cimentos instalou rastreadores Blue Tec (Sascar) em dez equipamentos e veículos na filial de Cantagalo.

Porto Maravilha
A Previ-Rio publica hoje edital com a regra de sorteio dos servidores inscritos para comprar apartamentos no Porto Vida, condomínio que abrigará árbitros e mídia nos Jogos 2016. Há mil imóveis e nove mil funcionários. Todos os sorteados passarão por análise de crédito na Caixa.

Em tempo
Outros 333 apartamentos do Porto Vida serão vendidos a não servidores, diz Alberto Silva, presidente da Cdurp. A Porto 2016 (Odebrecht, OAS e Carioca) vai construir.

Quarteto
Hydro Goup, EM&Alliance, Tritech e Sparrow formam o time de empresas escocesas interessadas em abrir ou ampliar operações no Rio. Representantes da Sedeis se reuniram com o quarteto em Aberdeen, no início do mês. Onip e Sebrae-RJ apoiam.

Parceria
A Sedeis assina, terça, no Rio, termo de cooperação com a agência norueguesa do cluster subsea. A ideia é replicar a estrutura no Rio, para atrair fornecedores de equipamentos submarinos.

Protestos
Foram negativas mais de um terço (35%) das notícias publicadas sobre o Brasil na imprensa estrangeira no
2º tri, diz estudo da Imagem Corporativa. A proporção, a maior desde 2009, é reflexo dos protestos de junho, citados em 169 reportagens. Somaram 14% do total.

Rio-Frankfurt
A Lufthansa substituirá o Airbus 340-300 pelo modelo 340-600 na rota diária entre Rio e Frankfurt, a partir de março que vem. A nova aeronave tem 306 lugares, contra 221 da antiga.

É rock 1
A Oi reforçou as redes móveis 2G, 3G e 4G do Rock in Rio com vinte antenas extras.
A operadora destacou 650 funcionários para o festival.

É rock 2
A Niely investe R$ 5 milhões no festival. Terá um salão de beleza de 135m2 na Cidade do Rock. Serão 17 profissionais. A Artplan assina a ação.

ESTREIA
A Armadillo estreia hoje campanha do verão 2014. João Dutra fotografou o modelo Baptiste Demay. As imagens vão circularem lojas, catálogo e na web. Na terça, a grife participa pela 1ª vez do Fashion’s Night Out, no Rio Design Barra. Fará exposição de camisetas customizadas “Bom é estar no mar". Prevê alta de 40% em vendas.

PRE-PARA
A A2 Ella, de produtos eróticos, lança hoje a campanha “Tá na hora de esquentar o relacionamento”, que sairá em impressos e rádio. Brinca com mal-entendidos entre casais. A rede quer vender 15% mais.

FESTA-SURPRESA
A Unimed Rio põe no ar hoje, no YouTube e na fanpage da operadora de saúde, ovídeo “Compartilhe surpresas”. Fará ações nas lojas para surpreender clientes. As reações serão mostradas no vídeo viral. Integra a campanha #quebrearotina, e celebra o Dia do Cliente, em 15 de setembro. A produtora Jacarandá assina.

Nenhum comentário: