quarta-feira, setembro 11, 2013

Esconjuro! - ZUENIR VENTURA

O GLOBO - 11/09

Ilusão achar que os Black Blocs possam se sensibilizar com algum apelo civilizatório. O projeto ideológico deles não é o anarquismo, mas o simples vandalismo


Encontro-me nos EUA, mas ao contrário do que o querido Moreno anda espalhando não vim para preparar a viagem da Dilma, até porque nem ela sabe ao certo se vai haver. Também não é para promover as pazes dela com Obama, interrompidas desde que ele foi apanhado bisbilhotando a vida de nossa presidenta por meio de seus serviços de espionagem, uma prática muito feia do governo do companheiro Barack. Entende-se a irritação de que ela foi tomada, segundo assessores, ao saber que não só segredos de estado foram devassados, mas sua própria intimidade, pela invasão de e-mails e telefonemas. Lula tem razão, o seu ex-colega americano deveria ter tido a “humildade de pedir desculpas”, confessando o erro. Antes de ser uma obrigação diplomática era um dever de elegância que ele precisava ter cumprido senão como presidente, pelo menos como cavalheiro, por se tratar de uma dama. No recente encontro do G20, na Rússia, os dois discutiram a relação. Uma foto deles conversando cara a cara, lembram-se? parecia não deixar dúvidas. Mas se nem assim chegaram a um acordo, quem sou eu para tentar o reatamento desse casal político? De qualquer maneira, ainda resta uma esperança, pois expira hoje o prazo que ela lhe deu para tentar explicar a suposta traição. Será que ele vai conseguir? É difícil, porque quando se quebra a mútua confiança num relacionamento, é quase impossível restabelecê-la. Que desculpas ele dará? _ que não sabia de nada? que isso foi obra de uns aloprados? que vai tomar “enérgicas providências”? Nada será como antes.

Na verdade, vim de férias, e essa é a boa notícia: vocês vão estar livres de mim nessas próximas duas semanas. Só espero que não aconteça com Mary e comigo o que costuma acontecer com Lucia e Luis Fernando Verissimo, que andam por aqui também. Sempre que passam pelo país em setembro, alguma tragédia acontece. Em 1989, no dia 22 desse mês, foi o furacão Hugo, que causou bilhões de prejuízo e muitas mortes. Em 2001 foi _ e esse trágico episódio dispensa apresentação _ o atentado às torres gêmeas do World Trade Center. Foi cometido há exatos doze anos, contados dia a dia. Só falta agora uma guerra.

Esconjuro!

***

Ilusão achar que os Black Blocs possam se sensibilizar com algum apelo civilizatório. O projeto ideológico deles não é o anarquismo, mas o simples vandalismo. Suas máscaras não devem ser comparadas às do carnaval; têm mais a ver com as toucas ninjas usadas por grupos de extermínio.

Nenhum comentário: