terça-feira, setembro 17, 2013

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

“Tendo em vista o vulto, o tamanho, sem dúvida, é um marco”
Ministro Gilmar Mendes, ex-presidente do STF, sobre o julgamento do Mensalão


JUIZ DA ADOÇÃO ILEGAL AGORA É ACUSADO DE GRILAGEM

O Conselho Nacional de Justiça avocou processo da Corregedoria de Justiça da Bahia em um caso de invasão de terras, abuso de poder e destruição de patrimônio alheio. O juiz acusado é Vitor Manoel Sabino Xavier Bizerra, aquele que ficou conhecido por supostamente favorecer esquema de adoção ilegal de crianças em Monte Santo. Agora, teria usado o cargo para negociar venda de terras em litígio, em Sento Sé.

A LEI SOU EU

O juiz alega que a propriedade, de forte potencial para energia eólica, é do sogro, e já negocia sua venda à empresa energética Iberdrola.

AOS NEGÓCIOS

Sob o prestígio da toga, Vitor Bizerra teria acompanhado dirigentes da Iberdrola em visita a secretarias e institutos do governo da Bahia.

INTERESSE PRIVADO

O juiz chegou a conseguir remoção para atuar na Comarca de Sento Sé, onde estão as terras, mas o Tribunal baiano revogou a designação.

TRÁFICO DE CRIANÇAS

Vitor também é investigado por entregar cinco crianças, sem ouvir a família, a uma suposta quadrilha que traficava crianças no Sertão.

BANCÁRIOS: SINDICATO OMISSO É BATOM NA CUECA

O Sindicato dos Bancários de Brasília não explica sua recusa em apoiar a colega Maria Suely Fernandes, perseguida e ameaçada por denunciar maracutaias na Fundação Banco do Brasil. Nem precisa explicar. O ex-presidente da Fundação BB Jacques Pena, um dos principais investigados, presidiu o Sindicato dos Bancários e ainda fez de um ex-assessor na fundação, Eduardo Araújo de Souza, o atual presidente.

HEROÍNA DA ÉTICA

Fiscal de contratos, Maria Suely Fernandes denunciou desvio de dinheiro na Fundação BB, envolvendo a direção e o ex-presidente Jacques Pena.

PROTEÇÃO POLICIAL

Atualmente, Maria Suely está sob proteção policial em Minas Gerais, após receber ameaças contra ela e até contra o filho pequeno.

PODER ARROGANTE

Jacques Pena é influente no PT, em Brasília. Ele integra a Articulação, facção liderada pelo ex-ministro José Dirceu, majoritária no partido.

ALTO ASTRAL

Às vésperas da mais importante decisão de sua carreira no STF, o ministro Celso de Mello passeou domingo na

livraria Fnac, em Brasília, tomou café, e foi gentil com todos os que abordavam.

DEDOS CRUZADOS

O PSDB-MG torce para que o STF aceite os embargos infringentes. Além de desgastar Dilma, isso empurrará com a barriga o “mensalão mineiro”, que envolve o ex-governador tucano Eduardo Azeredo.

MANDATINHOS

Após dois mandatos medíocres como deputada federal, Manuela D’Ávila (PCdoB-RS) anunciou que não tentará renovar seu mandato na Câmara, em 2014. Vai tentar se eleger deputada estadual.

MEU CARTÃO, MINHA VIDA

Com documentos obtidos pelo espião Edward Snowden, a revista alemã Der Spiegel diz que a NSA, agência de espionagem americana, rastreia cartões Visa na Europa, África e Oriente Médio. É a operação “Siga o dinheiro”, e já atingiu uma operadora de telefonia belga. Hum...

MAIS UM

Morreu no domingo (15) o último veterano da FAB na Segunda Guerra: o major-brigadeiro José Carlos de Miranda Corrêa, 93, estava no Hospital da Aeronáutica, no Rio, não no Sírio-Libanês, em São Paulo.

COM OS PRÓPRIOS OLHOS

Dilma Rousseff vai à posse do novo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, nesta terça-feira. É como se quisesse ter certeza de que Roberto Gurgel já não está lá. Esperou que o mandato de Gurgel expirasse e que uma interina entregasse o cargo a Janot, evitando homenagens ao ex.

ASAS DA IMAGINAÇÃO

A sueca Gripen reforça o lobby para vender 36 caças ao Brasil, depois do “estranhamento” entre Barack Obama e Dilma. Acredita que é grande a chance, se ela cancelar a viagem aos EUA em outubro.

GUERRA ABERTA

Sob pressão do empresariado, o presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN), planeja colocar em votação no Plenário nesta terça-feira (17) projeto que regulamenta a terceirização, contrariando a CUT.

NA CASA 1

O ex-bilionário Eike Batista culpou o mapa astral “desfavorável” pelo seu fracasso. De fato: Lula estava de Lua, em conjunção direta com os anéis de Saturno, que acabaram roubados.


PODER SEM PUDOR

CAFÉ NO VATICANO

O presidente Jânio Quadros recebeu dom Helder Câmara certa vez para uma conversa que - por iniciativa do religioso - acabou resvalando para a economia, na defesa do comércio de café do Brasil com a chamada "cortina de ferro".

Jânio estava surpreso, não imaginava tratar desse assunto com um bispo. Resolveu finalizar a conversa com uma pergunta irônica:

- Mas, eminência, o Vaticano compra café?

Nenhum comentário: