sábado, setembro 14, 2013

A serventia da casa - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 14/09

O governo jamais vai admitir mas se movimenta para que o senador boliviano Roger Pinto Molina vá embora. Um ministro confidencia: “Ele é um problema. Para nós, é melhor que ele caia fora:’ A presidente Dilma não quer se indispor com Evo Morales. Os cinco processos contra o senador passam de mão em mão, e a avaliação é consensual: “Está muito enrolado, metido em muita confusão” 

Quem quer comprar? 
A Câmara virou uma feira de negócios na reta final para a troca de partido, dia 5 de outubro. Alguns deputados relatam que seus colegas estão negociando sem constrangimento seus mandatos. O valor de mercado é registrado em guardanapos no cafezinho do plenário: cada cem mil votos equivalem a R$ 28 mil do Fundo Partidário. No momento, cem deputados estudam trocar de partido, e estima-se que uns 60 o farão. Uma parte desses tem a promessa de receber em dinheiro valor correspondente ao incremento do Fundo Partidário. Há casos de deputados se comprometendo com dois ou três partidos para tentar reduzir o risco de o “negócio” dar errado. 

“O Programa Mais Médicos vai ser para a presidente Dilma o que o Bolsa Família foi para Lula.”

 Eunício Oliveira 
Líder do PMDB no Senado (CE) 

Um problema a menos 
A Câmara vai entrar no jogo do Senado e facilitar a vida da presidente Dilma nas votações dos vetos. Líderes da base decidiram que a melhor forma é não dar quorum, com isso mantendo os vetos. A operação começará na próxima sessão. 

Pressão intensa 
O comando da campanha de Aécio Neves (PSDB) ao Planalto está investindo pesado no PP. O objetivo é evitar que o partido, presidido pelo senador Ciro Nogueira (P1), na foto, faça uma coligação oficial com o PT da presidente Dilma. Conta com aliados internos, que enfrentam os petistas no Rio Grande do Sul, no Rio e em Minas Gerais. 

Poço de mágoas 
Nas conversas reservadas sobre a sucessão, o governador Eduardo Campos (PE), e candidato do PSB, sempre conta: “O Mercadante chamou os governadores do PSB e perguntou: O que vocês querem para isolar o Eduardo?’ 

Como fico 
Relatam os tucanos que são considerados mais próximos do ex-governador José Serra que ele decidiu ficar no PSDB. Alguns de seus aliados sempre defenderam isso. Acreditam que mesmo que não tenha prévia, a candidatura tucana ao Planalto pode cair no seu colo. E, como consolo, sempre há a candidatura ao Senado. 

Dois pra lá, dois pra cá 
O vice-presidente Michel Temer assumiu uma tarefa extra por estes dias. Com a criação de tantos partidos, ele está se desdobrando para segurar deputados do PMDB no partido. E, para que a bancada não fique menor, tenta também tirar deputados de outros partidos. 

Correndo atrás 
A nova embaixadora dos Estados Unidos, Liliana Ayalde, chega segunda-feira ao Brasil e sua primeira iniciativa é tentar melhorar o clima em relação ao seu país. Receberá alguns jornalistas na embaixada para fazer uma declaração. 

DEPOIS DE SEIS ANOS DE PESQUISA, O Tribunal de Contas da União está se preparando para lançar um “Guia de Boas Práticas de Governança’ 

Nenhum comentário: