sábado, setembro 14, 2013

A FOTO QUE NÃO ERA PARA A CAPA - JORGE BASTOS MORENO

O GLOBO - 14/09

Dilma decidiu pedir a devolução de todos os cargos, que não são muitos, do PSB no governo. O motivo teria sido uma foto do governador Eduardo Campos sorrindo ao lado do senador Aécio Neves, divulgada exatos 11 dias depois do encontro. Ora, pelo menos, aqui no GLOBO colocaram um embargo infringente no Manual de Redação: fotos do Aécio com Eduardo Campos e minhas com a Renata Vasconcelos não são notícias. Na mais sintética definição de notícia, reproduzida pelo austero mestre do jornalismo, Luiz Garcia, “notícia é a quebra da rotina”. Lula veio correndo ontem para cá, tentando demover a Dilma da decisão que deflagaria oficialmente a sucessão presidencial. Parece ter conseguido. Na verdade, o que tem irritado a presidente são as notícias que chegam sobre a desenvoltura do governador de Pernambuco em oito dos nove estados do Nordeste, recebido, como manda a praxe, em festa pelos colegas.

Campos do campo
Eduardo Campos não quer alimentar esse disse me disse. Mas eu li sua mente. O meu GPS o localizou ontem, em campanha, digo, visita, a São Luís. Não foi difícil extrair seu pensamento. Como candidata à reeleição, Campos acha que o percentual de 35% da Dilma é muito mixuruca (até usou uma expressão que os americanos usam nesses casos, que nem sei como se escreve, mas entendi). Campos acha que esse é o teto da Dilma. Daí a sua convicção de que o campo político precisa ter pelo menos mais uma opção para que a maioria dos 65% que estão vagando aqui e acolá não caia em mãos adversárias. O candidato do campo seria o próprio Campos. E como se o Reginaldo Rossi, amigo do governador, cantasse para Lula: — Você precisa de um homem para chamar de seu, mesmo que esse homem seja eu.

‘Alô! Alô!’ 
No encontro ontem com a Dilma, claro que Lula analisou o mensalão. O ex-presidente está tão antenado no julgamento que, na quarta, quando os condenados fecharam o dia em 4 x 2, ligou eufórico para o Zé Dirceu.

Chame a polícia! 
O “Coisa-Ruim” tomou de assalto totalmente o Ministério da Agricultura. E está “privatizando” tudo, com a ajuda de personalidades públicas aparentemente de reputação ilibada. 

Sem pacu 
Ontem à noite, na peixaria do Cacalo, em Cuiabá, o ministro Gilmar Mendes e o senador Pedro Taques não apostavam um lambari frito na “evolução” do Celso de Mello. 

Sortudão! 
Padilhão, o homem mais invejado da semana!

Hangar 
No Desfile de Sete de Setembro, enquanto os mortais admiravam os aviões da Esquadrilha da Fumaça no céu, o ministro da Saúde transformou o palanque das autoridades num verdadeiro “porta-avião’ 

Apelo 
Ao apresentar Bernard à presidente, Felipão lembrou que o craque, antes de ir para a Ucrânia, fazia a alegria do time da Dilma, o Galo. E o jogador fez o seguinte pedido à chefa da Nação: — Fala para ele não me esquecer por lá, presidente! 

Niver 
Gabrielzinho completou 3 anos na segunda. Passou o fim de semana em Brasília com a família toda. E fez vovó esquecer Obama, “Coisa-Ruim” e Ministério do Trabalho. Menos o “tio” Eduardo Campos. 

Eles se acham 
José Serra tem um encontro agendado com Aécio Neves para os próximos dias em São Paulo, mediado por Fernando Henrique Cardoso. O sigilo e a cautela que cercam o encontro dão a impressão de que os dois são chefes de duas grandes potências estrangeiras que vão resolver a paz no planeta. 

Vamos conversar? 
Via Antonio Anastasia, o vice-governador Pezão tem conversado muito com Aécio Neves. 

Exagero 
Ainda sobre Eduardo Campos: Na próxima semana, o governador de Pernambuco recebe pela quinta vez o título de cidadão de João Pessoa. Só neste ano. Depois não quer que a Dilma diga que ele está em campanha.

Nenhum comentário: