sábado, agosto 31, 2013

Pátria de jaleco - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 31/08

Dilma Rousseff fará em seu pronunciamento de TV no Sete de Setembro um balanço dos pactos propostos por ela como resposta às manifestações de junho. O destaque será o Mais Médicos. Embora os primeiros profissionais ainda estejam fazendo cursos e haja controvérsia quanto à contratação de cubanos, pesquisas qualitativas que chegaram ao Planalto mostram aprovação crescente ao programa, visto pelos eleitores como uma das principais marcas do governo Dilma.

Digitais 

Aécio Neves e Eduardo Campos pararam a conversa no jantar de anteontem para postar no Instagram uma foto juntos e sorridentes. Até ontem, o clique tinha 600 "curtidas" no perfil do tucano e 459 no do pessebista.

Analógicos

Mas Campos precisou da ajuda do filho, José, 10 anos, para ligar a moderna jukebox que decora a varanda de sua casa, na qual colocou para tocar a canção "Evidências", numa versão açucarada de José Augusto.

Melô 

Só para lembrar, a música, popularizada por Chitãozinho & Xororó, diz, no refrão: "E nessa loucura de dizer que não te quero/ vou negando as aparências/disfarçando as evidências''.

Sandálias... 

Marina Silva vai pedir na semana que vem audiências reservadas com cada ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para apresentar as razões que levaram a Rede a pedir celeridade no processo de registro.

... da humildade 

A ex-senadora quer desfazer a impressão de que tentou pressionar o TSE a dar um jeitinho'' para agilizar a sigla.

Colateral 

A corrente Construindo um Novo Brasil, que comanda o PT, calcula que a nova fase do julgamento do mensalão terá influência sobre a eleição interna para a direção do partido. Integrantes dizem que a Mensagem ao Partido usa o tema para atacar a gestão atual.

Jogo... 

Apesar de ter chamado o senador Roger Molina de "delinquente" em entrevista ontem na cúpula da Unasul, Evo Morales saiu da conversa com Dilma falando em "respeito ao processo legal brasileiro", em um possível processo de extradição.

... de cena? 

Entre diplomatas brasileiros, acredita-se pouco no empenho boliviano de repatriar o senador.

Mórbido 

Chamou atenção o fato de o encontro sido aberto por um vídeo com pronunciamento de Hugo Chávez, que morreu em março.

Veja bem 

Foi Beto Albuquerque (PSB-RS) quem pediu, em ofício ao presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN), para representar a Casa em evento literário em Passo Fundo, na quarta-feira. Naquele dia, faltaram 24 votos para cassar o mandato do de Natan Donadon.

Sumário 

Líderes do Senado entraram em acordo para votar até 15 de setembro a PEC 18, que determina perda automática de mandato de parlamentares condenados.

Por bem ou... 

Sindicalistas invadiram ontem a sede central dos Correios, em Brasília. Aos gritos, mandavam os funcionários saírem do prédio. "Quem não sair pela porta, vai sair pela janela", ameaçavam.

... por mal 

A empresa recorreu à Justica, conseguiu decisão de reintegração de posse e, com ajuda da polícia militar, conseguiu promover a desocupação do prédio.

Visita à Folha Thomas Schmall, presidente da Volkswagen do Brasil, visitou ontem a Folha, a convite do jornal, onde foi recebido em almoço. Estava acompanhado de André Senador, diretor de Assuntos Corporativos.

com ANDRÉIA SADI e BRUNO BOGHOSSIAN

tiroteio

"Quero ver Eduardo explicar sua aliança com a oposição ao povo que aprova o Bolsa Família de Lula e o Mais Médicos de Dilma."
DO DEPUTADO CARLOS ZARATTINI (PT-SP), sobre o jantar que reuniu os presidenciáveis Eduardo Campos (PSB) e Aécio Neves (PSDB) anteontem.

contraponto

Encontro providencial

O médico Carlos Eduardo Souza desembarcou em São Paulo vindo de Brasília. No ônibus entre o avião e o terminal, reconheceu o ministro Alexandre Padilha (Saúde). Em voz alta, apresentou-se como médico. Padilha, que tem sofrido oposição de entidades da categoria, já achava que ia passar sufoco quando ele continuou:

--Ministro, sou brasileiro formado em Cuba e acabo de voltar de Brasília, onde fui fazer minha inscrição para o Mais Médicos. Vou para Roraima atender a população.

Um passageiro disse que Carlos Eduardo merecia uma salva de palmas, e todo mundo começou a aplaudir.

Nenhum comentário: