sexta-feira, agosto 23, 2013

O enquadramento - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 23/08

A cúpula do PSB, após ouvir o governador Eduardo Campos, quer que o prefeito de Duque de Caxias, Alexandre Cardoso, se licencie da presidência do partido no Rio. O secretário-geral local, Marcos Vilaça, deu o recado. O PSB quer à frente do partido alguém comprometido com a candidatura de Eduardo Campos à presidência. A saída honrosa evitaria medidas mais extremas como a da intervenção ou da expulsão.

Procura-se uma saída
Abandonado pelo ex-governador José Serra, que está fazendo a opção pela luta interna no PSDB contra Aécio Neves, o PPS está conversando com três candidatos ao Planalto. O vereador paulista Ricardo Young faz a ponte com Marina Silva (Rede). O presidente da sigla, deputado Roberto Freire (SP), e o deputado Arnaldo Jardim (SP) tem conversado com os candidatos Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB). A relutância de Serra irritou os militantes do PPS. Mas a direção do partido contava com a candidatura do tucano, e a criação do MD, para ganhar fôlego na eleição para a Câmara. O partido deve enfrentar uma de suas eleições mais difíceis desde a década de 80. 

Sou candidato ao governo no Rio. Eles roubaram toda a minha rejeição. Eles levaram toda minha rejeição
Marcelo Crivella 
Ministro da Pesca e senador (PRD-RJ), sobre a queda na avaliação dos governos Sérgio Cabral e Eduardo Paes

Desandou no Mato Grosso do Sul
Parecia estar tudo certo. O governador André Pucciinelli (PMDB) sairia para o Senado e o senador Delcídio Amaral (PT) ao governo. Agora o PT teme que o PMDB lance para o governo o prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho.

Banzé trabalhista
O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, desautoriza o líder na Assembleia do Rio, Luiz Lima. "Apoio automático não existe", disse sobre eventual apoio ao PMDB na eleição para o governo estadual. Lupi garante que o partido tem dois candidatos ao cargo: o deputado Miro Teixeira e o prefeito Sandro Matos (São José do Meriti).

Mistério
Tucanos e até petistas estão intrigados com o deputado Paulo Teixeira (PT-SP). Quando eclodiu o escândalo da Siemens, em São Paulo, anunciou que iria trabalhar para criar uma CPI. Mas depois, mesmo com novos fatos, não tocou mais no tema. 

As aparências enganam
Diante da certeza de uma derrota, o governo negocia com a base aliada uma transição para acabar com a multa de 10% do FGTS. Dos males o menor. Mas a ministra Ideli Salvatti protestou, dizendo que o governo é contra o fim da multa. Assim, quando a transição for aprovada, o Congresso poderá se proclamar vencedor e a oposição anunciar nova derrota do governo. 

Corrida ao Planalto
O candidato do PSDB, Aécio Neves, começa pelo Sul, dia 14, em Curitiba, rodada de reuniões regionais. Depois virão Maceió (Nordeste) e Manaus (Norte). Esta primeira rodada se encerra em novembro, em Goiânia (Centro-Oeste).

Desviando o foco
Os aecistas estão possessos com a permanência de José Serra no partido e com as prévias. Avaliam que o PSDB irá consumir energias que deveriam estar voltadas para atacar o governo Dilma e formular uma proposta alternativa.


Choradeira geral na Esplanada. Os ministros estão entregues à tarefa de escolher quais programas e obras serão incluídas no corte de gastos.

Nenhum comentário: