quarta-feira, agosto 07, 2013

Não vale o escrito - DORA KRAMER

ESTADÃO - 07/08

Substantivo que define o “estudo de juízos de apreciação referentes à conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal”, a palavra “ética” perdeu a força de seu conceito e ganhou lugar no rol das banalidades.

Muito falada e pouco praticada, em alguns ambientes virou sinônimo de farisaísmo. Neles, sua defesa é vista como mero exercício de hipocrisia. Coisa de gente moralista no sentido pejorativo do termo e o abrigo ideal para amorais enrustidos. De onde não valeria a pena perder tempo com o assunto.

Por esse raciocínio, está coberto de razão o senador Edison Lobão Filho — suplente do pai, ministro das Minas e Energia — quando diz que a inclusão do compromisso com a ética no juramento de posse dos senadores poderia “dar margem a interpretações perigosas”.

Relator da proposta de reforma do regimento do Senado em vigor desde 1970, Lobão Filho retirou três itens do projeto original: a exigência de apresentação da relação de bens de parentes até segundo grau dos senadores (para evitar transferência dolosa), a inclusão de atos cometidos fora das dependências do Legislativo para efeito de punição por quebra de decoro e o compromisso explícito com a ética no cumprimento do mandato.

Além de “interpretações perigosas”, o senador teme que a tão desgastada palavra crie “conflitos” no Senado, pois o que é ético para uns é antiético para outros. Deve perder a parada. De olho na “agenda positiva”, seus pares provavelmente discordarão e a ética deve acabar entrando no texto do regimento. Custa baratinho, já que não vale o escrito.

Sem retoque
.Acusar o governo federal de “politizar” as denúncias de que houve formação de cartel para licitação de obras de trens e metrô em São Paulo, com suspeitas também de corrupção nos governos de Mário Covas, José Serra e Geraldo Alckmin, não vai ajudar em nada o PSDB.

Ao contrário: leva o público a concluir que os tucanos jogam a conta do problema na conspiração para não enfrentar o fato de que pode ter havido crimes de improbidade e enriquecimento ilícito sob a responsabilidade de suas administrações.

Quem te viu
.O processo de divórcio litigioso entre o governador Sérgio Cabral e a população do Rio é um “case” cujo epílogo ainda está por ser escrito. Em Estado de peso político significativo não há registro de nada semelhante: reeleito com 70% dos votos em 2010, Cabral ficou reduzido a 12% de aprovação no pouco mais de um ano que lhe resta de mandato.

Ele mesmo deu a pista sobre as razões do desgaste ao prometer, em sua autocrítica compulsória, “voltar a ser eu mesmo”. Admitiu ter se deixado embevecer pelas delícias do poder. Fantasiou ao ponto de tentar se “colocar” como candidato a vice de Dilma Rousseff em 2014 passando por cima da hierarquia do PMDB, partido que no âmbito nacional não o considera verdadeiramente um dos seus.

Arrependido, tenta se reinventar. A questão não é se ele aprendeu a lição, mas se a população acreditará que esteve fora de seu estado natural ou se o sucesso fez aflorar sua verdadeira natureza.

Ainda assim, não obstante as evidências em contrário hoje, não é impossível que o eleitorado venha a escolher seu vice como sucessor. Não por força de seu apoio, mas por insuficiência de alternativas e méritos de Luiz Fernando Pezão, a antítese do titular: desprovido de afetação, imune ao deslumbramento e sempre presente em situações adversas para o governo.

Essa é a matéria-prima de que dispõe Pezão para trabalhar na aquisição de luz própria a fim de fugir da imagem do “poste” que Sérgio Cabral já não pode iluminar.

Um comentário:

juliana prado disse...

O que é a ética? Se a administração julga as multas de trânsito de um desconhecido ou desafeto e decota a penalidade ou julga improcedentes as razões, ainda que diante de lei cumpridora estivesse faltando com a ética, embora constantes a infração, sem se importar com o escopo da lei. Então não seria o excesso de leis que asseguraria a ética, mas as manifestações obscuras de ruas que ampliariam a sua incidência? OBS.: o julgamento de multas é conduzido por nomeações em condução.