segunda-feira, agosto 26, 2013

Me dá um dinheiro aí - VERA MAGALHÃES

FOLHA DE SP - 26/08

Os governadores do Nordeste aproveitaram reunião do Conselho da Sudene, na semana passada, para discutir as dificuldades de caixa enfrentadas pelos Estados. Eles relataram o aumento dos gastos com custeio e pessoal muito acima do crescimento das transferências federais e da arrecadação. A partir disso, decidiram pedir a Dilma Rousseff que o governo federal crie uma linha de financiamento para custeio dos Estados, que ajude a bancar gastos com educação e saúde.

Má hora Antes mesmo de bater à porta de Dilma, os governadores já constataram que será difícil arrancar o subsídio do governo em tempos de preocupação com a instabilidade cambial. Mas lembram que os municípios conseguiram viabilizar uma negociação semelhante.

No vermelho Cid Gomes (PSB) levará o pedido à presidente. Ele usa os números do Ceará para exemplificar as dificuldades nos Estados. Até junho, as despesas com custeio subiram 12,6%, enquanto os repasses federais foram só 4,5% maiores que os do ano passado.

De cima Foi ordem de Dilma o cancelamento da visita que Antonio Patriota faria à Finlândia ontem. O ministro das Relações Exteriores ficou para analisar o caso envolvendo o senador boliviano Roger Pinto Molina, opositor de Evo Morales, que chegou ao Brasil.

Mínimos detalhes Interlocutores afirmam que a presidente marcou uma reunião hoje com Patriota para discutir o caso do boliviano.

Occupy DF O Gabinete de Segurança Institucional apura informações de que um grupo de manifestantes comprará ingressos para acompanhar o jogo entre Brasil e Austrália, no Mané Garrincha, mas não deixará o estádio. Além da capital federal, o governo já detectou que devem ocorrer protestos no 7 de setembro, data do jogo, no Rio.

Todo ouvidos Empresários disseram a Guido Mantega (Fazenda) na semana passada que, para que a economia recupere a credibilidade, é preciso que o ministro assuma postura diferente sobre algumas críticas do mercado.

Rendeu Segundo relatos, o ministro já deu sinal de que ouviu, ao reconhecer publicamente nos últimos dias que causou mal-estar entre investidores a forma de contabilizar gastos do governo.

O alvo Eles se queixam ainda de Arno Augustin (Tesouro), alegando que o secretário simboliza uma das principais causas da perda de confiança na economia, que é a contabilidade criativa.

De olho 1 Os aeroportos paulistas de Guarulhos e Viracopos, concedidos à iniciativa privada, devem ampliar seus sistemas de segurança até abril de 2014, dois meses antes da Copa do Mundo.

De olho 2 A Polícia Federal recomendou a instalação de novas câmeras, por exemplo, para coibir crimes de evasão e descaminho.

No... A prefeitura de São Paulo vai abrir os dados do sistema de GPS instalado nos ônibus da cidade para programadores que participarão de uma maratona hacker, prevista para setembro.

...ponto O objetivo é criar um aplicativo móvel que permita ao passageiro saber exatamente onde está cada ônibus da frota municipal.

Na ativa O ex-presidente Lula enviou uma mensagem em vídeo para ser exibida na posse da federação de trabalhadores da indústria química, na sexta-feira. Dirigentes enxergam o ato como mais um gesto de aproximação do PT com a entidade, vinculada à Força Sindical.

Tiroteio
Uma mentalidade despótica não sintoniza com a nossa. Deve ser um sofrimento para Joaquim Barbosa conviver com a divergência.
DO DEPUTADO FEDERAL ANDRÉ VARGAS (PT-PR), sobre o ministro do Supremo Tribunal Federal declarar que seu temperamento não se adapta à política.

Contraponto


No xadrez
Chico Alencar (PSOL-RJ) observava a exposição "Parlamento brasileiro: 190 anos de História", na Câmara dos Deputados, na semana passada, quando chegou Rosane Ferreira (PV-PR). Ele, que via o painel "A Câmara dos Deputados começou na Cadeia Velha", brincou com a deputada:

- Veja como já estivemos mal abrigados no passado, colega... Ou seria medida de economia processual?

Ela respondeu:

- Triste mesmo é, já na República, haver parlamentares encerrando suas vidas públicas em cadeias novas...

Nenhum comentário: