domingo, agosto 04, 2013

Mandrake! - LUIS FERNANDO VERÍSSIMO

ESTADÃO - 04/08

Ele era um homem fino, mas não era aristocrata e muito menos homossexual

– Mandrake! – O quê? – Mandrake! – O que é isso?

– Você nunca brincou de Mandrake? – Não!

– A gente apontava para uma pessoa, dizia “Mandrake”, e a pessoa tinha que ficar paralisada. Como uma estátua.

– Nunca ouvi falar. – Mandrake era um mágico. Um personagem de gibi.

– De quê? – Gibi. Você também nunca ouviu falar de gibi?

– Nunca.

– Histórias em quadrinhos. Mandrake, o Mágico, combatia o mal com seus truques. Ele estava sempre de fraque e cartola. E tinha um ajudante fortão. Uma espécie de escravo. Como era o nome do ajudante do Mandrake, meu Deus?

– O Mandrake vivia de fraque e cartola e tinha um escravo?

– Não era bem um escravo. Era um companheiro. Chamado, chamado...

– Não sei se eu estou gostando desse personagem. Um aristocrata, com um escravo... Não eram amantes, não?

– Não, não. Naquele tempo não se pensava nisso. Muito mais tarde é que se começou a desconfiar do Batman e do Robin, por exemplo. Que ali tinha coisa. O Mandrake era um homem fino, mas não era um aristocrata e muito menos homosexual. Ele era cerebral, nunca usava a força bruta. O outro é que fazia o trabalho pesado.

– Mas o superpoder do Mandrake era só o de paralisar os outros? Transformá-los em estátuas? E depois mandar o “companheiro”, entre aspas, bater no paralisado?.

– Você pode fazer pouco, mas a verdade é que o Mandrake e o outro eram mais do que apenas heróis de gibi. Simbolizavam a divisão entre mente e corpo, intelecto e energia física, o saber e o fazer, que tem sido uma constante da experiência humana desde o tempo das cavernas. Tinham um significado maior, mesmo para os leitores de gibi. Não eram pura fantasia juvenil, como Namor, o Príncipe Submarino, por exemplo.

– Quem?

– Namor, o príncipe sub... Esquece. Já vi que esta conversa não vai a lugar nenhum. Não há diálogo possível entre uma geração que nunca ouviu falar no Mandrake e a minha.

– Querido, você ficou bravo só porque eu...

– Não fiquei bravo. Só me dei conta que esta nossa relação não tem futuro. Loucura minha, me meter com alguém da sua idade. E não, transformar os outros em estátua não era o único poder do Mandrake. Ele fazia mágicas de todo tipo. Transformava punhais em pássaros em pleno voo. Você sabe o que é isso? Punhais em pássaros!

– Está bem, está bem. Já sou admiradora do Mandrake. Vem até aqui que eu quero lhe dar um beijo. Ou então fique paralisado que eu vou até aí. Mandrake!

– Lothar! – Hein?

– Me lembrei. O nome do ajudante do Mandrake era Lothar.

– Ótimo. Agora vem cá, vem, seu bobo. E me conte tudo sobre esse Nomar, o Príncipe Submarino.

– Namor!


Nenhum comentário: