terça-feira, agosto 20, 2013

Linha direta - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 20/08

Fora de Brasília para participar de evento em São Bernardo do Campo, ontem, Dilma Rousseff recebeu informações durante todo o dia sobre a alta do dólar, que atingiu o maior valor desde 2009. De Alexandre Tombini, presidente do Banco Central, ouviu que a variação atingia o mundo todo, e que só a moeda da China resistia. Já Guido Mantega (Fazenda) informou a presidente que a alta era resultado de compra de dólares por empresas em busca de "hedge" em operações futuras.

Última... Os advogados de José Dirceu protocolaram ontem no STF novos memoriais reforçando que o acórdão do mensalão não permite que seja usada a lei 10.763, de novembro de 2003, que estabeleceu penas mais graves para o crime de corrupção.

... que morre O texto faz menção ao bate-boca entre Joaquim Barbosa e Ricardo Lewandowski, suscitado pela mesma questão, levantada pela defesa do ex-deputado Bispo Rodrigues. Os advogados veem "gravíssima contradição" no uso da nova lei para punir fatos anteriores.

VIPs Dirceu recebeu amigos como Delúbio Soares, também condenado no mensalão, e o ex-prefeito de Osasco Emídio de Souza para almoço em sua casa de Vinhedo. Segundo relatos, foi feita uma "leitura sem paixões" do julgamento, sem otimismo.

Favorito Interlocutores do Judiciário apontam Eugênio Aragão como provável vice-procurador-geral eleitoral na gestão de Rodrigo Janot, indicado por Dilma para comandar o Ministério Público.

Quem sai O subprocurador, que foi cotado para a vaga de Carlos Ayres Britto no STF, deverá substituir Sandra Cureau, considerada linha-dura por petistas pela atuação na campanha de 2010.

Histórico Em 2005, Aragão foi acusado por integrantes da Polícia Federal de ajudar a convencer autoridades dos EUA a não repassarem documentos relativos a movimentações do mensalão no exterior, como as do publicitário Duda Mendonça.

Força Abalado pelos protestos contra a sua gestão no Rio, Sérgio Cabral pediu audiência com Dilma amanhã. Ele e a presidente devem almoçar juntos após a reunião.

Nas asas... Relatório da FAB revela que autoridades brasileiras fizeram 5.502 viagens em aeronaves oficiais de janeiro de 2010 a junho de 2013, uma média de 30 voos por semana. Os dados foram requeridos ao Ministério da Defesa pelo senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP).

... da FAB Os campeões de viagens no período são a presidência da Câmara (268), o Ministério da Saúde (255) e o Ministério da Fazenda (242). Outras seis pastas superam a média de uma viagem semanal: Justiça, Defesa, Relações Institucionais, Esporte, Educação e Desenvolvimento.

Cerco O Ministério da Saúde e a ANS anunciam hoje a suspensão da venda de 300 planos de saúde por atrasos em atendimentos e recusa de cobertura sem justificativa. A punição faz parte de uma campanha de fiscalização que já proibiu o comércio de 396 planos de 56 empresas desde dezembro de 2011.

Subliminar Alexandre Padilha (Saúde) não participou da viagem oficial de Dilma ao ABC paulista, mas deu as caras por lá: o possível candidato do PT ao governo de São Paulo apareceu no telão do evento, quando a emissora de TV do governo federal testava seu sistema.

Visita à Folha Moreira Franco, ministro da Secretaria de Aviação Civil, visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço. Estava acompanhado de José Negreiros, assessor de imprensa.

TIROTEIO
"Janot traz perspectiva de novas dinâmicas. Não há por que os senadores ficarem reféns de desentendimentos do passado."
DE ALEXANDRE CAMANHO, presidente da ANPR, que diz esperar que o Senado supere embates com Roberto Gurgel e aprove Rodrigo Janot para sucedê-lo.

CONTRAPONTO


Bloco da saudade
A campanha pela volta de ex-presidentes ao poder não é exclusividade das trincheiras petistas e passou a ecoar também entre partidários do PSDB.

Ao subir ao palco de um debate que marcou o lançamento de seu último livro, "Pensadores que inventaram o Brasil", no Conjunto Nacional, em São Paulo, Fernando Henrique Cardoso escutou um grito da plateia:

-Volta, presidente!

Desconcertado, FHC brincou:

-Só se for para casa! - disse, arrancando gargalhadas dos convidados.

Nenhum comentário: