domingo, agosto 04, 2013

Estilo Mercadante - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 04/08

Ministros dos partidos aliados estão chocados com Aloizio Mercadante. Contam que ele está chamando a todos para dar um dá ou desce. Cobra deles que enquadrem suas bancadas, para que votem com o governo. E ameaça com demissões e fusões dos ministérios. As prioridades são aprovar a Lei dos Royalties e manter o veto ao artigo que acaba com a multa de 10% do FGTS.

A ordem é arrochar a enquadrar

Os presidentes, os líderes e os ministros de cada um dos partidos aliados estão sendo chamados ao Planalto. A rodada de cobranças começa a partir desta segunda-feira. O governo quer se assegurar que as bancadas aliadas não vão se rebelar nas votações polêmicas das próximas semanas. A expectativa é dobrar o PDT e o PSB, no caso da votação da Lei dos Royalties, quanto à destinação dos recursos do Fundo Social para a educação e a saúde. E dar um jeito no PSD, do recém nomeado ministro da Micro e Pequena Empresa, Afif Domingos, que trabalha com garra para derrubar, no Congresso, o veto à multa de 10% do FGTS nas demissões sem justa causa. 

Repudio o tom precipitado do ministro Guido Mantega. Já passou o tempo em que o Brasil tinha postura de subserviência às posições do FMI
Lindbergh Farias
Senador (PT-RJ), em defesa do representante do Brasil no FMI, Paulo Nogueira Batista


Vocês vão ter que me engolir
Preocupado com a derrubada de vetos e projetos polêmicos, o governo decidiu se aproximar do líder do PMDB na Câmara, Eduardo Cunha (RJ). A ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil) esteve no Jaburu, quinta-feira, para almoçar e ouvir Cunha. 

Fogo amigo
Sob fogo cruzado dos petistas, o ministro Aldo Rebelo (Esporte) mandou um recado ao ministro Aloizio Mercadante (Educação) e ao deputado e ex-ministro Ricardo Berzoini (PT-SP) dizendo que não é candidato a ocupar a Secretaria de Relações Institucionais. Na reforma, Aldo vai deixar a pasta para concorrer a deputado federal. 

Buscando apoios
O ex-ministro e deputado Mendes Ribeiro (PMDB-RS) está sendo indicado para o TCU. A vaga do Legislativo ficará desocupada com a aposentadoria de Valmir Campelo. Ele disputa com o senador Gim Argello (PTB-DF). 

A força do hábito
A fórmula é a mesma. O PSDB precisava do PMDB para governar, como o PT hoje. Os tucanos passaram o governo FH esculhambando o PMDB, como os petistas fazem agora no governo Dilma. Os ‘Neoliberais' e os 'social liberais' agem ao estilo do capitão Renault, personagem do filme Casablanca (1942), que na cena final proclama: "Prendam os suspeitos de sempre". 

Eles são iguais
Os especialistas em Comissão do Orçamento dizem que não há diferença entre um tecnocrata petista ou um tucano. Para ambos, deputados e senadores eleitos, não tem legitimidade para destinar recursos para suas regiões eleitorais.

Hora de mudar
Há muitos anos as repartições militares dão meio expediente na sexta-feira. Os ministros da Defesa anteriores não conseguiram acabar com a regalia. Eles acreditam que a escandalosa portaria da Marinha cria um oportunidade de correção.

O ministro Paulo Bernardo
 (Comunicações) deve reconduzir o atual presidente da Anatel, João Rezende, cujo mandato termina em novembro.

Nenhum comentário: