sábado, agosto 03, 2013

'Cor ou raça' - HÉLIO SCHWARTSMAN

FOLHA DE SP - 03/08

SÃO PAULO - Não morro de simpatia por cotas raciais. Há algo de incômodo, para não dizer sombrio, na ideia de que o Estado classifique cidadãos com base na cor da pele e outras características fenotípicas.

Mesmo com esse pé atrás, sou sensível aos argumentos de quem defende tais mecanismos de inclusão. Num mundo em que o curso universitário virou a principal mola de ascensão social, é complicado transformar o desempenho em provas (medida que, embora objetiva, encerra uma série de vieses) no critério único de admissão. Não vejo, assim, como absurdos programas de ação afirmativa que levem em conta raça.

O que me parece um desatino é a multiplicação das instâncias em que somos obrigados a declarar a que "cor ou raça" pertencemos. Agora, é praticamente impossível obter algum documento oficial --incluindo registros de nascimento, atestados de óbito, carteiras de trabalho-- sem preencher um quadradinho racial. Pesquisadores já não podem mais nem atualizar seu currículo Lattes na página do CNPq sem autoclassificar-se. Os órgãos menos autoritários ainda produzem formulários que oferecem a opção "não desejo declarar", mas a maioria não é tão tolerante.

Compreendo o interesse do governo em produzir dados que permitam incorporar a dimensão racial às análises estatísticas, mas a participação nessa empreitada, cujo valor científico é bastante discutível, deveria ser um convite, jamais uma imposição.

O linguista Roman Jakobson afirmava que o idioma falado por uma pessoa ajuda a moldar seu pensamento quando a força a explicitar distinções. Falantes do português vemos a Lua como essencialmente feminina, já os que se expressam em alemão pensam o satélite como algo masculino. Meu receio é que a burocracia, ao obrigar que pensemos a nós mesmos em termos de raça, contribua para naturalizar características que desejaríamos ver banidas das relações sociais.

Um comentário:

GERALDO BATISTA DE ARAUJO disse...

O texto é muito legal. Concordo planamente com o articulista.
O governo está confundindo negro com burro. Negro é, geralmente, pobre e o precisa é de uma escola pública decente e não de esmola. O governo prefere adotar cotas do que abrir escolas eficientes, pois não gasta um centavo para conceder cotas.
Gostaria de saber se Hélio Schwartsman é de origem judia, para quando eu publicar meu novo livro- Romance do Gueto de Varsóvia" enviar um exemplar para ele.
Geraldo Batista de Araújo
geraldobatistaaraujo@gmail.com