terça-feira, agosto 20, 2013

Barão de Mesquita 425 - ANCELMO GOIS

O GLOBO - 20/08

Membros da Comissão Nacional da Verdade e da Comissão da Verdade do Rio programaram uma visita, amanhã, ao antigo DOI-Codi carioca, no interior do 1º Batalhão da Polícia do Exército, na Tijuca.

O Exército foi informado da visita por meio de ofício encaminhado pelo procurador federal Antônio Cabral, que acompanhará a comitiva.

Centro de memória...
A atividade é o primeiro passo para uma campanha de tombamento do local e sua transformação num centro de memória da ditadura, como ocorreu na Argentina com o prédio da antiga Escola Superior de Mecânica Armada.

Quilombola da Tapera
O ministro Joaquim Barbosa suspendeu a decisão do desembargador Raldênio Bonifácio Costa a favor da empresa Jacarehi Imobiliários, que disputa a posse de uma área em Itaipava, na Região Serrana do Rio.

A decisão do presidente do STF devolve o lugar à comunidade quilombola da Tapera.

Aliás...
Joaquim Barbosa até ontem não estava disposto a pedir desculpas a seu colega Ricardo Lewandowski na sessão de amanhã. O presidente do STF diz que o colega tenta empurrar com a barriga o processo do mensalão, que se arrasta desde 2006.

Pró-memória
A cientista política Maria Celina D"Araujo deixa uma pergunta no ar, após lembrar que o assassinato pela polícia política do operário Manuel Fiel Filho, em 1976, "dito comunista", foi a gota d"água para o desmanche da linha dura dentro do governo militar:

- O desaparecimento do ajudante de pedreiro Amarildo, dito traficante, em que dará?

Petróleo não é nosso
Adriano Pires, o consultor da área de petróleo, acha que não faz sentido a Petrobras vender aos chineses campos de petróleo, como os 35% que detinha no Parque das Conchas, além da metade de sua participação na produção do combustível na África para o BTG:

- Enquanto vende ativos valiosos comprometendo o futuro, os preços da gasolina e do diesel continuam 30% abaixo do mercado internacional, gerando perdas de R$ 700 milhões mensais para a estatal.

"Tower of terror"
Mais uma do Aeroporto Galeão-Tom Jobim. Sábado, por volta das 23h, o elevador do Terminal 2, que vai do estacionamento ao embarque, parou, quase uma hora, com três pessoas que iriam viajar para o exterior.

Teve prisioneiro dizendo que as mexidas do elevador remetiam ao "Tower of terror", da Disney.

Casa das Águas
Uma entidade chamada Instituto Novos Talentos do Esporte e Cultura, do Rio, conseguiu autorização do MinC para captar R$ 5.653.065,73.

É para restaurar um casarão na Rua do Riachuelo, entre as ruas do Resende e Washington Luiz, e transformá-lo na Casa das Águas: um centro cultural que vai contar a história do sistema de abastecimento de água no Brasil.

2 comentários: