quarta-feira, agosto 21, 2013

Ataque aos ninhos - LUIZ CARLOS AZEDO

CORREIO BRAZILIENSE - 21/08

Depois da investida de segunda-feira em São Paulo, onde anunciou investimentos na região do ABC, a presidente Dilma Rousseff atacou ontem outro ninho tucano. Desta vez foi em Minas Gerais, na cidade histórica de São João Del Rei, berço do ex-presidente Tancredo Neves, para anunciar a liberação de R$ 1,6 bilhão do programa Cidades Históricas.

Como aconteceu com o governador paulista Geraldo Alckmin (PSDB), o governador mineiro, Antônio Anastasia, também foi atropelado pela ação do Palácio do Planalto e não foi ao evento. A ofensiva da presidente Dilma Rousseff faz parte da estratégia no sentido de alavancar, com ações de governo, as pré-candidaturas dos ministros da Saúde, Alexandre Padilha, e do Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, aos governos de São Paulo e Minas, respectivamente.

Presidente do PDSB, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) estrilou. Disse que a Presidente da República Dilma Rousseff viajou a Minas Gerais “para anunciar pela quinta vez os mesmos investimentos”. O tucano lembrou que, no primeiro anúncio, em 2009, ele era governador de Minas e acompanhou o anúncio feito então pelo presidente Lula. “É absolutamente surpreendente (…) Por quatro vezes, em quatro momentos distintos, ela esteve, desde o início do seu mandato em Minas para anunciar as mesmas propostas”.

Cidades
Criado para desenvolver e proteger o patrimônio, o PAC Cidades Históricas abarca 44 cidades de 20 estados. Os recursos destinam-se à recuperação e revitalização das cidades, à restauração de monumentos e ao desenvolvimento econômico e social, bem como ao suporte às cadeias produtivas locais. Ao todo, foram identificados, em parceria com os municípios beneficiados, 425 imóveis e espaços públicos .

Sampa
Na sexta-feira, Dilma voltará a São Paulo pela quinta vez, em menos de um mês. Ao lado do prefeito Fernando Haddad (foto), pretende comemorar a marca de 1 milhão de matrículas no ensino superior por meio do Programa de Financiamento Estudantil (Fies). A Presidente da República acredita que pode ajudar o prefeito a recuperar a sua popularidade — desgastada após os movimentos de protestos contra os aumentos das passagens de ônibus.

Padrão Fifa// Se depender dos senadores da Comissão de Educação, Cultura e Esporte, a FIFA não terá isenção do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) nos produtos relacionados à Copa do Mundo de 2014. A CE aprovou relatório do senador Alvaro Dias (PSDB-PR) contrário ao PLC 107/12, que propõe isenção do ISS.

Mensalão
O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma hoje o julgamento da Ação Penal 470, que examina os embargos declaratórios dos reús. O advogado José Luis Oliveira apresentou ontem o pedido de redução de pena do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu (foto), condenado por corrupção ativa (sete anos e 11 meses) e formação de quadrilha (dois anos e 11 meses). O presidente do Supremo, Joaquim Barbosa, e o ministro Ricardo Lewandowski divergem sobre a aplicação das penas.

A lei
A última sessão de julgamentos dos recursos dos 25 condenados na Ação Pernal 470 foi suspensa após um bate-boca entre eles. Os ministros discutiam a aplicação da Lei 10.763 no recurso apresentado pelo ex-deputado federal Bispo Rodrigues. A lei entrou em vigor em 12 de novembro de 2003, e aumentou a pena para o crime de corrupção de um a oito anos para até 12 anos de prisão.

Empresários/ O governador Eduardo Campos (PSB) almoçará amanhã com empresários paulistas do mercado imobiliário. Fará uma palestra sobre a conjuntura nacional.

Duro na queda/ O deputado José Genoino (PT-SP) deixou ontem o Hospital Sírio-Libanês, onde estava internado desde o último dia 24, quando foi submetido a uma cirurgia para correção de dissecção da aorta. No último dia 5, Genoino sofreu uma isquemia cerebral leve, que foi revertida e não deixou sequelas.

Reforma/ A Câmara realiza hoje um seminário internacional para discutir o sistema eleitoral brasileiro em relação ao de outros países. O encontro será no Plenário 8, às 14h. Estarão presentes a cientista política Silvana Krausser, da Alemanha; o embaixador do Chile, Fernando Schmidt; e o primeiro-secretário da Embaixada de Portugal e cientista político Gonçalo Motta.

Verdade
O governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), deu posse à Comissão Estadual da Verdade. Além de documentos sobre os assassinatos de Carlos Marighella e Carlos Lamarca, os sete membros da Comissão vão trabalhar investigando, em território baiano, episódios de violência sexual, terrorismo de Estado, tortura e violação de direitos humanos. O próprio governador foi militante e perseguido político.

Nenhum comentário: