segunda-feira, agosto 19, 2013

Arco do Passado - MARCOS AUGUSTO GONÇALVES

FOLHA DE SP - 19/08

Haddad cancela obra viária "do futuro" prometida durante campanha; cadê meu nariz de palhaço?


Começa o filme com o mocinho anunciando que sofremos a ameaça de um "grande colapso em futuro próximo". É que nos últimos anos, a Prefeitura de São Paulo tem sido incapaz de resolver os problemas do presente e de pensar soluções para o futuro. Por isso temos "sérios atrasos na saúde, nos transportes, na educação e na habitação".

O mocinho vai falando e os efeitos especiais eletrônicos vão tomando a tela. "É preciso um prefeito que rompa esse imobilismo", diz ele. E como no cinema de ação de roliúde tudo explode no segundo plano, enquanto o herói do futuro caminha incólume em direção à plateia.

Como um personagem de "Matrix", ele faz um gesto com o braço e eis que uma maquete virtual de São Paulo se ilumina em três dimensões diante de nossos olhos. Toda a encenação é pensada para que se chegue ao ápice: a apresentação do sensacional --tchan, tchan, tachan tchan!-- Arco do Futuro!

Mais um gesto de mágico e aparece um mapa eletrônico mostrando que a linha do futuro começa na avenida Cupecê, passa pelas marginais Pinheiros e Tietê, toca Osasco e Guarulhos e vai pela avenida Jacu-Pêssego, até a divisa com Mauá... Para essa linha, explica o mocinho, "vamos atrair empresas, estimular construções e melhorar o sistema viário através de novas vias e aproveitamento das avenidas já existentes".

E o mapinha animado (com direito a prédios que brotam sem parar pela região) vai anunciando as "grandes obras", a começar pelas duas vias de apoio, ao norte e ao sul da Marginal Tietê.

Pena que oito meses depois de tomar posse o prefeito do futuro tenha anunciado que não vai dar para cumprir a promessa. As duas vias de apoio não vão sair do filminho --uma das peças da campanha de Fernando Haddad à Prefeitura de São Paulo. Era só uma versão mais transada do Kassabinho ou do Fura-Fila do Pitta, o poste do aliado Paulo Maluf. Tanto faz. O que importa é ganhar a eleição.

Cadê meu nariz de palhaço?

O prefeito nem mesmo se deu ao trabalho de anunciar pessoalmente a volta ao passado. Foi a secretária municipal de Planejamento quem descascou o abacaxi, em meio à divulgação do Plano de Metas. "As obras são muito caras", explicou Leda Paulani.

Ah é? E ninguém sabia? O candidato não tinha reunido a equipe de técnicos da Legião dos Super-Heróis para estudar o projeto? Eles não sabem fazer contas?

E na esteira deste primeiro estelionato eleitoral, vêm as justificativas tortuosas. A culpa seria do recuo no aumento das tarifas, que sacrificou outras áreas. Bem, então porque recuou? A cidade está na pendura faz tempo. Haddad não sabia?

Mais chinfrim ainda é a versão de que o cancelamento das obras viárias do ex-Arco do Futuro é para privilegiar o investimento no transporte público, em detrimento do automóvel. Quer dizer que essas vias de apoio canceladas não teriam transporte coletivo? No projeto original eram avenidas só para automóveis? Desculpe, mas isso parece conversa mole para M' Boi Mirim dormir.

Sempre se soube, aliás, que o Arco era um lance de marketing eleitoral, uma vez que o Plano Diretor já indicava aquela área como prioridade para aproximar trabalho e habitação. Haddad ainda tem tempo pela frente. Tomara que o use melhor, porque até aqui está se mostrando um prefeito do arco da velha.

Nenhum comentário: