quinta-feira, julho 04, 2013

Videla & Kissinger - KENNETH MAXWELL

FOLHA DE SP - 04/07

O general Jorge Rafael Videla foi ditador da Argentina entre 1976 e 1981. Morreu em maio, na prisão de Marcos Paz, aos 87 anos, depois de uma queda no chuveiro. Ele cumpria pena de prisão de 50 anos pelo sequestro sistemático de bebês de vítimas torturadas e assassinadas na "guerra suja" argentina.

A psicóloga e ativista Laura Bonaparte foi uma das Mães da Praça de Maio originais. Sete membros de sua família estavam entre os "desaparecidos" por obra das Forças Armadas, entre os quais seu marido, o bioquímico Santiago Bruchstein. Ele foi preso em casa por soldados que gritavam: "Como um bastardo judeu pode julgar as Forças Armadas?".

A junta militar não permitia grupos de mais de três pessoas diante da Casa Rosada. Por isso, as manifestantes formavam duplas, usando lenços na cabeça como símbolos. Laura Bonaparte morreu na semana passada, aos 88 anos.

Henry Kissinger foi assessor de segurança nacional e secretário de Estado nos governos dos presidentes norte-americanos Nixon e Ford, entre 1969 e 1977. Em 1978, Kissinger, grande fã de futebol, compareceu à Copa do Mundo da Argentina como convidado da junta e disse que ela havia realizado "um trabalho notável ao eliminar as forças terroristas". Kissinger, 90, continua muito vivo.

"Assassinato de bebês" foi algo de que fui acusado, pelos amigos de Kissinger, de ter alegado em minha disputa com a revista "Foreign Affairs". Elliott Abrams era secretário de Estado assistente para os direitos humanos no governo Reagan e, agora, depois da descoberta de um memorando datado de 1982, testemunhou o seguinte: "Sabíamos que não eram só uma ou duas crianças envolvidas ou um ou dois oficiais. Acreditávamos que existisse um padrão ou plano".

"Sepp" Blatter declarou: "Fiquei feliz por a Argentina ter vencido. Foi a primeira [Copa do Mundo] com a qual me envolvi diretamente. O evento causou uma espécie de reconciliação entre o povo argentino e o sistema político, o sistema militar da época".

Uma investigação em curso pelo juiz argentino Norberto Oyarbide aparentemente prova que o Peru foi comprado nas semifinais de 1978, em que perdeu para a Argentina por 6 a 0, garantindo a presença da seleção argentina na final contra a Holanda, quando a Fifa permitiu que a Argentina vetasse Abraham Klein como juiz. O Peru recebeu cereais gratuitos e o desbloqueio de um crédito de US$ 50 milhões pelo Banco Nacional Argentino.

Jérôme Valcke, secretário-geral da Fifa, disse que "democracia demais pode ser um problema para a organização de uma Copa do Mundo". Henry Kissinger concordaria com isso. Da mesma forma que Laura Bonaparte, que foi sepultada com seu lenço branco.

Tradução de PAULO MIGLIACCI

Nenhum comentário: