terça-feira, julho 16, 2013

Tudo pelo PIBão - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 16/07

Com o crescimento do PIB ameaçado, ganhou força no governo a ideia de usar dispositivo da Lei de Diretrizes Orçamentárias que permite abater do superávit primário os investimentos do PAC e as desonerações fiscais. Isso evitaria um corte adicional no Orçamento para cumprir a meta fiscal. Membros da equipe de Dilma Rousseff avaliam que não é momento de retirar mais recursos da economia. Gleisi Hoffmann (Casa Civil) é uma das defensoras da mudança de cálculo.

Na rota Renan Calheiros (PMDB-AL) decidiu aprovar o pedido de informações de Aloysio Nunes (PSDB-SP) sobre o uso de aviões da FAB por autoridades depois que o tucano convenceu o presidente do Senado de que as informações já divulgadas foram "seletivas" e atingiram apenas a cúpula do PMDB.

UTI móvel Preocupado com a repercussão negativa do Mais Médicos, o governo vai enviar Alexandre Padilha (Saúde) e Aloizio Mercadante (Educação) para um périplo pelos Estados para explicar o programa que quer fixar médicos no interior do país.

Check-up A ouvidoria do Ministério da Saúde vai fazer um pente-fino nas inscrições para o Mais Médicos. Quer evitar que aqueles que já trabalhem para o SUS ou façam residência médica, condições vedadas pelo programa, se inscrevam só para evitar a contratação de estrangeiros.

Lei da toga Com a mudança de parte da composição do Conselho Nacional de Justiça em agosto, conselheiros cobram que seja colocada em pauta proposta defendida por Joaquim Barbosa que proíbe parentes de juízes de advogar em tribunais em que seus familiares atuam.

Novos ventos Hoje conselheiros contrários à medida alegam que a proibição não deve ser feita por resolução do CNJ, mas sim por projeto de lei. A expectativa é que a nova composição do órgão altere a correlação de forças.

Carona Na véspera de visita de Dilma, hoje, a Ponta Grossa, a agência de notícias do Paraná divulgou que Beto Richa (PSDB) e a presidente entregarão 1.400 unidades do Minha Casa, Minha Vida. No texto, o tucano diz que a entrega é uma parceria entre o Estado e o governo federal.

Fora... A Prefeitura de São Paulo fez 121 mil telefonemas até a última quinta-feira para confirmar a realização de exames médicos que estavam marcados na rede pública, com o objetivo de reduzir a fila de atendimento.

...da área Só 40% dos pacientes mantiveram o agendamento, e 47% não foram encontrados. Quase mil exames foram desmarcados.

Na cabeça? Apesar de a tarifa de ônibus em São Paulo ter sido o estopim dos protestos de junho, a prefeitura só recebeu três sugestões sobre o assunto entre as 9.000 propostas enviadas para a formulação do Plano de Metas de Fernando Haddad.

E aí? Na tentativa de salvar sua PEC que concentra no procurador-geral de Justiça as investigações de improbidade em relação a políticos, Campos Machado (PTB) encomendou uma pesquisa para saber a opinião da população sobre a medida.

Fla-Flu O deputado Marcus Pestana (PSDB-MG) rebate ataque do vice-presidente da Câmara, André Vargas (PT-PR), a Aécio Neves: "O deputado tem ciúme do Aécio. Deve ser porque ele derrotou o PT quatro vezes e se prepara para vencer outra".

Visita à Folha Marcus Vinicius Coêlho, presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, visitou ontem a Folha. Estava com Bartolomeu Rodrigues, assessor de imprensa.

tiroteio

"As obras do metrô de São Paulo andam a passos de tartaruga, mas os escândalos de superfaturamento têm velocidade de Ferrari."
DO EX-PREFEITO DE OSASCO EMÍDIO DE SOUZA (PT), sobre denúncias de formação de cartel em licitações de linhas de trens e metrô em São Paulo.

contraponto


Sem refresco

Em um seminário sobre os efeitos da alta de preços de passagens aéreas e de diárias de hotéis diante dos grandes eventos do país, na semana passada, a senadora Lídice da Mata (PSB-BA) disse que era preciso discutir também o legado da Copa do Mundo para colocar "pimenta" no debate. Presente ao evento, o presidente da Embratur, Flávio Dino (PC do B-MA), emendou:

--Não precisa de pimenta baiana! Com as manifestações, o povo já esquentou este debate com bastante pimenta, azeite de dendê e qualquer tipo de tempero que você puder imaginar!

Nenhum comentário: