terça-feira, julho 02, 2013

Reforma paralela - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 02/07

Resistente à realização de plebiscito, a base de Dilma Rousseff na Câmara se articula para driblar o calendário do Planalto para a reforma política. O presidente da Casa, Henrique Alves (PMDB-RN), vai propor hoje como plano B a criação de grupo de trabalho para, em 90 dias, apresentar uma reforma que seria submetida a referendo --formato que a presidente rechaça. "Dilma está mal informada sobre a disposição do Congresso para o plebiscito", diz um defensor da alternativa.

Longo prazo O mais cotado para coordenar a comissão é Cândido Vaccarezza (PT-SP). Na Câmara, a aposta principal entre os governistas é que a consulta popular só será feita em 2014.

Na mesa Ontem, após a reunião ministerial, Alves iria à Granja do Torto para conversar com Dilma. Pretendia expor a alternativa para que a reforma não caia "no vazio'' caso o plebiscito não vingue.

Baqueou Aloizio Mercadante (Educação) não foi à reunião de ontem com Dilma. O ministro, que estava com faringite, foi representado por José Henrique Paim, secretário-executivo da pasta.

Muita calma... Ministros e a cúpula do PT receberam texto de João Santana sobre como reagir à queda de 27 pontos na avaliação da presidente pelo Datafolha. O texto diz que era impossível, após o "terremoto neopolítico'', que não houvesse abalo momentâneo para todos os políticos.

...nessa hora Para explicar o declínio maior de Dilma, o marqueteiro escreve que quem ocupa o poder central vira o maior alvo de insatisfações pois, além de ser a "grande autoridade", recebe o "lixo" dos problemas localizados de cada Estado.

Ansiolítico O roteiro afirma ainda que não há nenhum líder de oposição ou partido capaz de catalisar a insatisfação popular, o que facilitaria a recuperação.

Conectado Silvio Meira, um dos maiores especialistas em tecnologia da informação do Brasil, é o novo assessor especial de Eduardo Campos (PSB). Meira elaborou uma pesquisa sobre o papel das redes sociais nas manifestações de junho. Campos mostrou o estudo a Dilma em reunião da semana passada.

Buraco Auxiliares de Geraldo Alckmin (PSDB) ficaram "frustrados" ao constatarem que não entregarão nenhuma nova estação de metrô em 2013. A estação Adolfo Pinheiro, da linha 5-lilás, seria aberta em dezembro, mas sua inauguração só será possível em 25 de janeiro.

Dominó A queda da avaliação de Fernando Haddad (PT) se deu exatamente na mesma proporção da perda de popularidade de Dilma na capital paulista. Na cidade de São Paulo, o percentual de eleitores que aprovam o governo da presidente caiu quase pela metade. O mesmo aconteceu com o prefeito.

Opositor? Na corrida pelo governo do Rio, Lindbergh Farias (PT) tem seu melhor desempenho entre eleitores que aprovam o governo Sérgio Cabral (PMDB). Ele chega a 22% nessa faixa, mas atinge só 13% entre os críticos de Cabral --grupo que prefere Anthony Garotinho (PR).

Terceira... Uma dissidência pode embaralhar a formação da CPI dos ônibus na Câmara paulistana. Os governistas contavam com a escolha de Dalton Silvano (PV) para a relatoria da comissão, mas vereadores já identificaram uma movimentação do vereador Milton Leite (DEM) para ficar com o posto.

...via O PSDB quer a relatoria para investigar os contratos, mas o PT tenta convencer o tucano Eduardo Tuma a apoiar Silvano.

com ANDRÉIA SADI e BRUNO BOGHOSSIAN

tiroteio
"As PECs 35 e 53 representam tentativa de enfraquecer o MP e o Judiciário, ao minar pilares do Estado Democrático de Direito."
DE ALEXANDRE CAMANHO, presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República, sobre projetos de rever vitaliciedade de procuradores e juízes.

contraponto


Presidente e porta-voz
Dilma Rousseff surpreendeu os jornalistas que aguardavam o fim da reunião ministerial ontem, na Granja do Torto, ao se submeter a uma entrevista coletiva em que anunciou o que fora discutido até aquele momento.

Procurando mostrar intimidade com os jornalistas, Dilma, que raramente concede entrevistas, disse:

--Façam três perguntas. Mas não aquelas três que se desdobram em cinco, porque esse método eu já conheço.

A petista disse que pretende ser mais acessível''.

--Vou fazer muito quebra-queixo. Não vou dar briefing sempre --disse, recorrendo ao jargão jornalístico.

Nenhum comentário: