terça-feira, julho 16, 2013

PAULO, O FILME - MÔNICA BERGAMO

FOLHA DE SP - 16/07

A vida do economista Paulo de Tarso Venceslau dá um filme --e ele está sendo feito. Há algumas semanas, o ex-petista está dando entrevistas para o cineasta Alain Fresnot. O material pode virar um longa ou uma série. Os dois tratam o projeto com a máxima discrição.

LADO DE FORA
Nos anos de chumbo, Venceslau participou do célebre sequestro do embaixador americano Charles Elbrick, ao lado de Fernando Gabeira e do ex-ministro Franklin Martins. Foi preso e torturado. Nos anos 80, fundou o PT. Rompeu com a legenda ao revelar um suposto esquema de corrupção que envolvia prefeituras do partido. Acabou expulso.

MAIS MÉDICOS
O Hospital Israelita Albert Einstein vai entrar com processo junto ao Ministério da Educação para criar um curso de graduação em medicina. Segundo Claudio Lottenberg, presidente da instituição, a proposta será apresentada até o fim do ano. "Transformar grandes estruturas médicas em faculdade é uma forma de contribuir para diminuir o déficit de profissionais no país."

É previsto também o aumento do número de residentes, de 70 para 100.

MAIS MÉDICOS 2
Sobre o projeto do governo de trazer estrangeiros caso as vagas no interior do país não sejam preenchidas por brasileiros, Lottenberg se diz "contra a industrialização da vinda de médicos de centros de formação duvidosa, como Cuba". Oftalmologista, ele critica uma das especialidades cubanas, o tratamento da retinose pigmentar, com "injeções que nunca demonstraram sua eficácia".

MENORES NA FRENTE
A Rede pedirá até o fim da semana o registro de seus primeiros nove diretórios estaduais --chamados de colegiados pelos seguidores de Marina Silva. O processo começa pelos Estados menores, onde há a certificação do mínimo de assinaturas necessárias para a fundação --casos do Acre (onde nasceu a ex-senadora), Piauí, Amapá, Roraima e Distrito Federal.

MENORES 2
Além da questão numérica, a Rede avalia que é mais fácil obter consenso para formar as executivas em Estados pequenos. "Os grupos são mais homogêneos", diz Bazileu Margarido, um dos coordenadores do partido.

MIMESE
Três voluntários que coletam assinaturas para a criação da Rede comentavam em encontro no sábado, em SP, que fila "é o melhor lugar" para conseguir apoios. "Em lotérica, então, é uma maravilha. Você fala para um e mais dois ouvem", afirmou uma mobilizadora. "Se três pessoas assinam, a quarta fica com vergonha de não assinar. Mas, se três recusam, depois é dureza convencer a quarta", disse outro.

FINA ESTAMPA
Romero Britto foi homenageado com almoço, anteontem, na casa do empresário João Doria Jr. Estavam presentes o governador Geraldo Alckmin, o presidente do Citibank no Brasil, Hélio Magalhães, com a mulher, Sílvia, e o presidente da Novartis no Brasil, Adib Jacob, com a mulher, Sandra. Também foram cumprimentar o brasileiro o presidente do Albert Einstein, Claudio Lottenberg, e o ex-senador Paulo Octávio, com a filha Catarina.

VIDA REAL
Duas pessoas são internadas por dia com diagnóstico de lúpus no Estado de São Paulo, segundo levantamento da secretaria estadual de Saúde com base em dados do SUS do ano passado. Foram 637 internações no período. A doença autoimune, que afeta a personagem Paulinha (Klara Castanho) na novela "Amor à Vida", da Globo, não tem causa conhecida nem cura.

BONECA FLORIDA
Romero Britto (foto acima) fechou parceira com a Mattel para fabricar uma linha de roupas e acessórios para a boneca Barbie, com seus famosos desenhos coloridos.

O artista plástico brasileiro faturou US$ 50 milhões em 2012 com licenciamento de produtos de decoração e presentes, em parceria com a canadense Giftcraft.

FESTA NA FLORESTA
A atriz Giselle Itié, o humorista Evandro Santo e a modelo Catarina Garcia foram à festa e show de lançamento do CD "Estados Alterados", de Rodrigo Pitta, na última sexta-feira, na casa de shows HSBC Brasil, em São Paulo.

CURTO-CIRCUITO

Após sete meses no Rio, o musical infantojuvenil "Tudo por um Pop Star" estreia em SP em 2 de agosto, no teatro Folha.

O estilista Fabrizio Allur faz desfile para mostrar coleção sua, hoje, às 20h, na Casa Cor, no Jockey Club.

A festa Clube da Anitta, com a cantora carioca, movimenta hoje o Royal Club, na Vila Olímpia.

A Casa da Mulher, para pacientes com câncer, será aberta hoje, no Pacaembu.

O Theatro Municipal de SP recebe inscrições de cantores líricos profissionais até 31 de agosto. Audições em setembro.

O economista Marcos Lisboa, ex-vice-presidente do Itaú, dá hoje aula magna na pós-graduação do Insper, na Vila Olímpia.

O livro "O Diabo Loiro", biografia do ex-jogador de basquete Wlamir Marques escrita por Auri Malveira, será lançado hoje, às 19h, na Livraria Cultura do shopping Bourbon.

Nenhum comentário: