terça-feira, julho 23, 2013

Não me espione, eu entrego - CLÓVIS ROSSI

FOLHA DE SP - 23/07

O século 21 tem como uma de suas marcas a abolição da privacidade, com o consentimento quase geral


O escritor espanhol Rafael Argullol contou, domingo, em "El País", que deixou de comprar um carro porque o vendedor mostrou-se excessivamente bem informado a respeito do cliente. Sabia, por exemplo, a exata altura de Argullol.

O que interessa a altura de uma pessoa a um vendedor de carros? Simples: lhe permitia oferecer um modelo com a barra de direção ajustável, quesito importante para um comprador de 1,87 m como Argullol.

Não, o escritor não deve ter frequentado a lista de cidadãos espionados pelo esquema revelado por Edward Snowden. Ele, como 11 de cada 10 mortais comuns, forneceu seus dados para algum cadastro.

A partir desse pequeno e irrelevante incidente, Argullol chegou à conclusão de que mais inquietante do que o megaesquema de espionagem exposto por Snowden "é a cumplicidade com que os cidadãos se prestam gostosa e insensatamente" a saciar a sede de espionagem.

"Snowden --prossegue o escritor-- consciente ou inconscientemente, pôs o século 21 ante o espelho de suas próprias aberrações: abolição da intimidade, apatia, submissão".

Se fôssemos honestos conosco mesmos, diríamos que a espionagem nem é necessária, porque entregamos a mil e uma diferentes fontes, privadas ou públicas, tudo o que elas querem saber a nosso respeito.

Pior: isso facilita a nossa vida, como constata Timothy Garton Ash, catedrático de Oxford: "Me agrada que a Amazon me apresente sem parar sugestões de livros que podem me interessar, porque costumam ser sugestões bastante acertadas".

E a Amazon só pode fazer "sugestões bastante acertadas" se tiver um perfil completo de Ash, como o vendedor de autos tinha de Argullol.

Reclamar de invasão de privacidade pode até ser justo, se estivermos dispostos a viver sem as sugestões das Amazon da vida ou de fabricantes de automóveis que se ajustam à altura do freguês ou do cartão de crédito que conhece nossos hábitos de viagem e por aí vai.

Há invasões de privacidade, ademais, das quais não adianta reclamar, porque são compulsórias. A Receita Federal, por exemplo, dispõe anualmente de todos os dados da vida financeira dos contribuintes, para não mencionar outras repartições públicas às quais ou fornecemos informações ou ficamos sem acesso a seus serviços.

O esquema denunciado por Snowden apenas eleva à enésima potência a "abolição da intimidade" apontada por Argullol, a ponto de permitir a ele dizer que "a magnitude das cifras não oferece dúvidas: toda a humanidade é suspeita" [no caso, suspeita de terrorismo].

O problema nem é, aliás, a suspeição indiscriminada, mas o fato de a vigilância estar terceirizada (o próprio Snowden não era funcionário do governo, mas de uma empresa privada).

O que quer dizer que os seus dados, os meus dados, os nossos dados, podem ser usados para todo tipo de finalidades, desde "sugestões bastante acertadas" da Amazon até chantagens, extorsões e outras atividades nada acertadas.

Como somos cúmplices, a quem reclamar?

Nenhum comentário: