terça-feira, julho 16, 2013

Na vida real - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 16/07

A queda na avaliação do governo Dilma e os protestos animaram a oposição. Mesmo assim, os tucanos estão cautelosos. O PSD não descolou do governo. E o mais grave: o governador Eduardo Campos anda "muito oscilante" sobre sua candidatura. Alegam que os demais governadores do PSB, na batuta do Planalto, pressionam Campos para demovê-lo de seu projeto presidencial.

Nova derrota à vista
A presidente Dilma queria um plebiscito. Em vez disso, a Câmara criou uma nova comissão sobre a reforma política. E, de acordo com levantamento da Consultoria FSB, novas derrotas aguardam o governo Dilma. Informações baseadas em posições públicas dos integrantes da Comissão mostram que, dos 14 integrantes, oito defendem a manutenção do financiamento privado das eleições, nove são pela realização de um referendo, nove querem o fim da reeleição para cargos no Executivo e nove são pelo fim da coligação nas eleições para o Legislativo. O governo pode ter retomado a iniciativa política. Mas no conteúdo está perdendo a batalha.

"Não é decente. A gente sair correndo quando um candidato sofre queda, na popularidade, nos desmerece"
Saulo Queiroz Secretário-geral do PSD, sobre o apoio à presidente Dilma

Infidelidade partidária
Estão sendo tratados como Heloísa Helena (PSOL), expulsa do PT, os deputados petistas que votaram contra o governo Dilma na Lei dos Royalties: Artur Bruno, Biffi, Erika Kokay, Fátima Bezerra, Eudes Xavier e Leonardo Monteiro.

Invasão vip
Os convidados vips do governo de Brasília resolveram ficar dentro do campo, atrapalhando os técnicos e os repórteres na transmissão da partida Flamengo x Vasco. O técnico Mano Menezes chegou a reclamar que não conseguia ver as jogadas porque tinha muita gente atrapalhando sua visão. Eram esposa de secretário, namoradas, sogras etc.

Levantando voo
Será rápida, segundo o relator, deputado Ricardo Berzoini (PT-SP), a tramitação na CCJ da PEC dos Jatinhos. O presidente do Sindifisco, Pedro Delarue, prevê arrecadação de R$ 2,7 bilhões/ano com a cobrança de IPVA de jatinhos e barcos.

A visão dos petistas
A proposta de decreto legislativo que o PT vai apresentar para fazer um plebiscito sobre reforma política tem cinco perguntas. Ela não trata do fim do suplente para o Senado, da coligação para o Legislativo e do voto secreto no Congresso, como gostaria o Planalto. A pergunta sobre financiamento: "Você concorda que empresas façam doações para as campanhas eleitorais?"

Garimpando no tempo
Os tucanos querem mudar as regras da distribuição do tempo de TV nas eleições. O partido quer limitar o direito ao tempo dos partidos dos candidatos a presidente e a vice. Alega que isso enfraquece as legendas de aluguel.

Briga dentro de casa
A tática de guerrilha e provocação adotada pelos ruralistas na Câmara desagrada à CNA. Ela vai contra todos os esforços da presidente da entidade, Kátia Abreu (PSD-TO), para abrir canais de negociação com a presidente Dilma.

O ministro Aloizio Mercadante marcou reuniões hoje com dez bancadas da base aliada. Sua missão é enquadrá-los na votação dos royalties.

Nenhum comentário: