terça-feira, julho 09, 2013

MENINAS PODEROSAS - MÔNICA BERGAMO

FOLHA DE SP - 09/07

Oito em cada dez brasileiros são favoráveis à participação igualitária das mulheres nas Câmaras Municipais, nas Assembleias Legislativas e no Congresso Nacional. O resultado é de pesquisa do Ibope/Instituto Patrícia Galvão que será divulgada hoje pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência.

PODEROSAS 2
Mesmo entre os homens, o apoio à presença feminina no poder é alto. Para 74% deles, as leis deveriam mudar para garantir que haja o mesmo número de mulheres e homens nos cargos políticos --entre elas, a taxa é de 85%. Foram ouvidas 2.000 pessoas em todas as regiões do país, em abril.

COMPASSO
O projeto para a vinda de médicos cubanos ao Brasil já tinha sido colocado em banho-maria, ainda no segundo mandato de Lula. Em viagem a Cuba, o então presidente chegou a se empolgar com a ideia. Mas a informação de que, dos US$ 4.000 pagos por profissional ao governo da ilha, só US$ 40 ficam com os doutores, fez com que ele desistisse de firmar convênio.

PEDIDO ESPECIAL
Na época, Lula foi informado de que só um país conseguiu contornar as regras cubanas: a África do Sul de Nelson Mandela, que pediu que o pagamento fosse feito diretamente aos médicos.

O DOUTOR SUMIU
E o então presidente Hugo Chávez fez há uma década, na Venezuela, o que o governo brasileiro agora anuncia: abriu vagas para médicos venezuelanos trabalharem em regiões carentes do país. Cerca de 50 apareceram. Ele então firmou o convênio com Cuba, que enviou ao país 20 mil profissionais.

MALA PERDIDA
A cantora Tulipa Ruiz teve a mala extraviada quando viajou de Lisboa a Roma e desde o dia 29 de junho está sem seu figurino para os shows da turnê que faz pela Europa. A cantora afirma que vai acionar a companhia TAP Portugal por danos morais e materiais.

SOTAQUE CAIPIRA
Aécio Neves vai concentrar baterias em SP. A cada viagem que fizer para uma região do Brasil, outra será dirigida ao Estado. Só até dezembro serão dez roteiros pelo interior. "Quero mostrar a centralidade dos paulistas nesse jogo [da sucessão de Dilma Rousseff]", afirma ele. No 27 de agosto, o tucano já visita Barretos (SP).

REGISTRO
O cartunista Laerte, que não entrou em uma festa promovida pela Companhia das Letras em Paraty, diz que não chegou a verificar se seu nome estava na lista de convidados. A editora, diz, teria deixado claro que era para ele ir ao evento. Laerte encontrou amigos e ficou "por ali, mesmo fora". Tinha muita gente na porta e por isso preferiu esperar.

AMIGO
A OAB-RJ foi aceita como "amicus curiae", ou "amigo da corte", para atuar no processo de distribuição dos royalties do petróleo no STF.

BELAS E FERAS
Mariana Ximenes estava tão à vontade na Flip que posou descalça em uma calçada de Paraty, no domingo. A atriz foi uma das convidadas da Casa do Autor Roteirista, evento paralelo à festa literária.

No mesmo cenário, a portuguesa Maria de Medeiros também leu contos --e fez pose ao cair da tarde. "A cidade é encantadora", elogiou a estrela de "Capitães de Abril" e "Pulp Fiction", em cartaz em São Paulo com a peça "Aos Nossos Filhos".

No fim de semana de encerramento, circularam pela Flip o ator Wagner Moura, Lobão e o banqueiro Pedro Moreira Salles (ver fotos). O chanceler Antonio Patriota esteve na plateia do debate sobre as manifestações que tomaram o país em junho.

O ministro das Relações Exteriores aplaudiu inclusive as críticas ao governo feitas pelo historiador T.J. Clark, o filósofo Vladimir Safatle e o psicanalista Tales Ab'Saber. Saiu antes do fim do painel.

Frei Betto ficou até o final. "As análises foram precisas. A esquerda tem que se reformular totalmente. O PT se divorciou dos movimentos sociais", diz ele. "CUT e UNE sofreram esse descolamento."

CURTO-CIRCUITO
A mostra "Mais de Mil Brinquedos para a Criança Brasileira" será aberta hoje, às 11h, no Sesc Pompeia.

No MIS, o Conexão Cultural terá exposições, música e gastronomia. Das 12h às 22h, no Jardim Europa.

A exposição "Tautorama", de Ana Tavares, será aberta hoje, às 15h, no Paço das Artes, na USP.

O musical "Madagascar" chega em 26/9 ao ginásio do Ibirapuera. Livre.

Nenhum comentário: