segunda-feira, julho 22, 2013

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO

FOLHA DE SP - 22/07

Shopping de R$ 250 mi será instalado no Recife
Com um aporte de R$ 250 milhões, a incorporadora e gestora de shopping centers Ancar Ivanhoe irá instalar uma nova unidade na região oeste do Recife.

"Quase todos os outros shoppings do município estão perto do litoral. O empreendimento vai ser construído em uma área onde a cidade está crescendo", afirma Marcelo Carvalho, copresidente da empresa.

O centro de compras será voltado para as classes B e C. Das 22 unidades que a companhia tem em operação ou em obras, oito trabalham com esse público.

A construção do empreendimento do Recife está prevista para começar em maio de 2014. A inauguração deve ocorrer no primeiro semestre de 2016, segundo Carvalho.

A empresa negocia também mais um shopping para o Rio de Janeiro, onde já administra outros seis --Botafogo Praia Shopping, Boulevard Rio Shopping, Downtown, Rio Design Barra, Rio Design Leblon e Shopping Nova América.

"Preferimos atuar nas capitais, porque estamos acostumados com projetos maiores, que precisam de um grande volume de trabalhadores. O que não quer dizer que áreas metropolitanas não nos interessem", diz.

A Ancar Ivanhoe surgiu em 2006 com uma parceria entre a brasileira Ancar e a canadense do setor imobiliário Ivanhoé Cambridge.

TIME REFORÇADO
As indústrias automotiva, eletroeletrônica e química apoiaram o envio de uma carta da Coalização Empresarial Brasileira ao Itamaraty favorável a um acordo entre Mercosul e União Europeia.

Inicialmente reticentes a uma abertura comercial, juntaram-se a outros setores da indústria e da agricultura, segundo Carlos Abijaodi, diretor de desenvolvimento industrial da CNI (Confederação Nacional da Indústria).

"Alguns setores não se sentiam preparados, mas mudaram a posição", diz Abijaodi.

"O documento declara ao governo brasileiro que as entidades da CEB estão de acordo com a forma como o país está tocando as negociações."

O processo está avançado, segundo o Itamaraty. A última reunião entre as partes estipulou que, até o fim de 2013, trocarão listas de ofertas.

Marinha aprova obras que visam aumentar uso de hidrovia no Pará
A Marinha deu sinal verde para um projeto que tem o objetivo de estimular a navegação pelo rio Tocantins.

Um conjunto de pedras prejudica a passagem em um trecho de 43 km, entre as cidades de Tucuruí e Marabá (PA). Com isso, as eclusas de Tucuruí ficam subutilizadas.

Concluídas em 2010, após três décadas de obras, as eclusas custaram cerca de R$ 1,5 bilhão. Em dois anos, porém, foram feitas 55 transposições, segundo a Eletronorte, responsável pela operação.

O parecer da Marinha foi entregue na semana passada ao Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), que abrirá licitação para explodir as pedras.

O projeto mais viável custa R$ 500 milhões, estima a Ahimor (administração das hidrovias da região, vinculada ao Ministério dos Transportes).

"A hidrovia tem potencial para escoar produtos de siderurgia, soja e gado até o porto de Vila do Conde, no norte do Estado, e fazer o caminho inverso, em direção ao sul do país", diz o superintendente do órgão, Michel Dib Tachy.

Novidade na prateleira
O lançamento de novas marcas no mercado divide opiniões em 24 países pesquisados pela Ipsos.

Das 18.300 pessoas consultadas em abril, 52% demonstraram interesse em provar novidades, mas 48% disseram que preferem comprar sempre os mesmos produtos.

As mulheres (55%) se mostraram mais receptivas a inovar no supermercado do que os homens (49%).

Assim como o público masculino, entrevistados de ambos os sexos entre 50 e 64 anos também se mostraram mais conservadores (54%), com preferência por marcas já conhecidas.

A maioria dos consultados com menos de 35 anos (55%) gosta de testar produtos que nunca usaram antes.

Foram ouvidos consumidores do Brasil, dos EUA e da Inglaterra, entre outros países.

REFORÇO DAS FRANQUIAS
De olho na volta às aulas, redes de reforço escolar se preparam para lançar novas unidades no segundo semestre deste ano.

A Tutores, com 89 franquias em funcionamento e 16 em implantação, tem a meta de fechar 2013 com mais 50.

"É um mercado em forte expansão, pois [calculamos que] 54 milhões de alunos precisam melhorar o desempenho", diz o sócio-diretor da Tutores, Artur Hipólito.

A Smartz, criada em 2011 pelo Grupo Multi (de marcas como Wizard e Microlins), planeja abrir 40 unidades até o fim do ano. Hoje, são 170.

Além do modelo tradicional, a rede lançará em agosto uma opção para microempreendedores individuais.

"O professor receberá uma caixa com todo o material necessário para montar sua própria escola na sala de casa", afirma o diretor de expansão, Arno Krug Jr.

A Ensina Mais, fundada em 2012, conta com 207 franquias e quer chegar a 257.

"O modelo do negócio é atrativo, com baixo investimento", diz o presidente, Rogério Gabriel. Segundo ele, a demanda nas regiões Norte e Nordeste tem crescido de forma significativa.

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