domingo, julho 21, 2013

Infância sofrida - ANCELMO GOIS

O GLOBO - 21/07

Acredite. Ainda existem 89 mil brasileirinhos entre 5 e 9 anos trabalhando, embora a legislação proíba. O crime existe sobretudo no Nordeste (43,6%) e no Norte (34%).
A conta, a partir de microdados da PNAD 2011, é da paraibana Hildete Pereira de Melo, da UFF.

A partilha
Enquanto se briga na Justiça pela partilha dos bens deixados por Emílio Santiago, mais uma casa do artista foi assaltada.
Depois da de Recife, foi a vez da de Araras, na Região Serrana do Rio. Levaram TV e eletrodomésticos, e quebraram portas e janelas.

Comércio do protesto
A Companhia Docas do Rio vai contratar uma empresa que dê treinamento a seus 320 guardas sobre uso de spray de pimenta.

Comércio do papa
Tem camelô em Copacabana vendendo a bata genérica do Papa. É um kaftan branco com as iniciais INRJ bordadas em vermelho ou dourado. Custa R$ 30.

Festival de partidos
Todo dia se criam partidos políticos e igrejas evangélicas no Brasil.
O vereador Carlos Eduardo, do Rio, vai trocar o PSB pelo PNS (Partido Nacional da Saúde), do qual é fundador e presidente.

No mais
É como diz o historiador José Murilo de Carvalho. Em novembro de 1889, o povo assistiu bestializado à Proclamação da República por políticos e militares. Em junho de 2013, políticos e militares assistiram bestializados à invasão da República pelo povo.
Sem ordem, fizemos algum progresso.

Pornobienal
A Bienal do Livro sempre fez a alegria das crianças e dos adolescentes.
Mas a deste ano, no Rio, vai ter debate proibido para menores de 18 anos. Será no dia 31 de agosto sobre a nova literatura erótica.

Segue...
A mesa "Cinquenta tons ou mais" terá Mônica Martelli, Marcelo Rubens Paiva e Regina Navarro Lins numa discussão quente sobre sexualidade.

Morte nos trilhos
Vai sair pela Azul, selo da Globo Livros, o novo romance de Marco Lucchesi.
Em "O bibliotecário do imperador", o acadêmico mistura realidade e ficção ao falar de Ignácio Augusto César Raposo, misterioso personagem responsável pela vasta e preciosa biblioteca de Dom Pedro II.

Suicídio...
Em 1890, um ano após a Proclamação da República, o bibliotecário se matou nos trilhos do trem.

Bomba para o papa
O Hércules da FAB que retornar a Roma levando o papamóvel deve ir entupido de presentes. São vários santos, livros e até a escultura de João Turin que Dilma vai entregar ao Papa Francisco.
Já o veterano senador Pedro Simon, 83 anos, pretende entregar ao argentino uma bomba de chimarrão banhada em prata, do início do século, fabricada em Caxias do Sul.

A cor do artista
As duas chapas que disputaram semana passada a eleição do Sindicato dos Artistas do Rio tinham uma curiosidade racial.
A chapa da situação, que venceu, liderada pelo ator Jorge Coutinho, foi formada por maioria de atores negros. A da oposição, que reunia Marcos Wainberg e Vera Gimenez, entre outros, era de maioria branca.

Faltam perucas
A Fundação Laço Rosa, que tem um banco de empréstimos de perucas on-line para pessoas em tratamento de câncer, está com dificuldades em conseguir fios pretos e crespos.
Esse tipo representa 12% dos pedidos, mas a fundação só consegue atender 4% das pacientes.

Comunidade segura
A seguradora Mongeral Aegon vai investir na Favela do Vidigal.
Esta semana os corretores da empresa visitarão 25 mil domicílios para oferecer planos de previdência e seguros, individual e familiar. Vinte por cento do primeiro pagamento de cada um dos contratos serão doados à associação de moradores.

Calma, moças!
Caio Castro, que apareceu em "Amor à vida" nu com um buquê de flores cobrindo os documentos, caiu na rede.
Circulou no Instagram uma imagem do ator com os dizeres: "Por um mundo com mais... Caio Castro pelado tocando a campainha da nossa casa."


Nenhum comentário: