sexta-feira, julho 05, 2013

Gol contra - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 05/07

O anúncio de Michel Temer de que o plebiscito não valeria para a eleição de 2014, como defende Dilma Rousseff, frustrou a tática do governo de jogar no colo do Congresso o "enterro'' da proposta. Integrantes do Planalto e parlamentares aliados relatam que ficou combinado na reunião ontem, no Jaburu, que não se falaria sobre calendário até a semana que vem. Mas o vice-presidente surpreendeu ao cometer, segundo um interlocutor, "sincericídio'' sobre o destino do plebiscito.

Folhetim Um petista que ajudou a boicotar a consulta popular compara a proposta à personagem de Regina Duarte na novela "Roque Santeiro". "Esse plebiscito é como a Viúva Porcina: foi sem nunca ter sido", disse.

À flor... Ideli Salvatti (Relações Institucionais) chorou na reunião de ontem da direção do PT ao falar sobre as dificuldades que o partido e o governo estão enfrentando.

...da pele Criticada pelas falhas na interlocução do governo com o Congresso, a ministra precisou lembrar aos dirigentes que também é defensora do partido.

Carona Na reunião, o PT admitiu "abrir diálogo" com o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, que pretende apresentar um projeto de lei de iniciativa popular para a reforma política, caso o plebiscito naufrague.

DR Hoje, a presidente receberá no Planalto um grupo de parlamentares do PT. Em coro com os aliados, os deputados do partido de Dilma têm atacado a condução do núcleo duro do governo na relação com o Legislativo.

Piquete Em meio à tentativa de reação do Congresso às passeatas, Renan Calheiros (PMDB-AL) e Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) receberão na terça-feira as centrais sindicais para discutir vetos de Dilma a pautas trabalhistas, como o fator previdenciário.

Pacote Quando autoridades usam aviões da FAB, como nos casos recentes de Renan e Henrique Alves, são designados dois pilotos militares e um sargento para atuar como comissário de bordo. Os passageiros usam salas VIP em aeroportos que têm bases militares.

Camarote A convite da Fifa, Beto Richa (PSDB) viajou ao Rio no último domingo, para assistir à final da Copa das Confederações entre Brasil e Espanha, no avião oficial do governo do Paraná. O tucano justifica que o jogo foi um compromisso oficial, já que Curitiba será uma das sedes da Copa do Mundo.

Econômica Richa foi acompanhado de seu filho ao jogo, mas ele seguiu em um voo comercial, segundo a assessoria do governador.

Semiaberto O senador Antonio Carlos Rodrigues (PR-SP) vai apresentar emenda ao projeto que acaba com voto secreto no Legislativo, para manter sigilo para indicação de membros de tribunais. A justificativa é evitar que ministros do STF tenham de se dizer impedidos de julgar ações contra senadores.

Superstar Além de ter participado ontem do "Programa do Ratinho", no SBT, Marina Silva (Rede) também gravou entrevista para o "É Notícia", da Rede TV!, que vai ao ar domingo. A ex-senadora criticou o papel de Dilma na condução da crise política e disse que falta à presidente postura de estadista.

Na bomba Fernando Haddad (PT) vai tentar convencer Dilma a apoiar o repasse da Cide aos municípios para subsidiar investimentos em transporte público. O prefeito levará estudo da FGV que mostra que a medida não teria impacto sobre a inflação, receio da presidente.

com ANDRÉIA SADI e BRUNO BOGHOSSIAN

tiroteio
"Se esse fosse um regime parlamentarista, Dilma já teria caído. O líder Arlindo Chinaglia está falando sozinho, como Dom Quixote."
DO DEPUTADO WALTER FELDMAN, articulador da Rede Sustentabilidade, sobre as dificuldades enfrentadas pelo governo nas negociações com o Congresso.

contraponto


Cartografia ideológica
Quando a Câmara de São Paulo discutia um projeto de lei para alterar nomes de ruas batizadas em homenagem a militares ligados à ditadura, em abril, o vereador Andrea Matarazzo (PSDB) questionou a motivação de seus colegas que apoiavam a proposta. A maioria era de partidos de esquerda, como o PC do B e o PT.

Com ironia, o tucano disse no plenário que pretendiam mudar o nome da rua Direita, no centro da cidade.

--Daqui a pouco, vão querer mudar o nome da rua Direita para rua Esquerda, porque podem achar que a direita é algo ruim! Isso pode acontecer!

Nenhum comentário: