sexta-feira, julho 26, 2013

Fora de época - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 26/07

Causou perplexidade no Palácio do Planalto a decisão da CNI (Confederação Nacional da Indústria) de realizar pesquisa de avaliação do governo fora do calendário trimestral de levantamentos da entidade. A última pesquisa CNI/Ibope tinha sido divulgada em junho, no auge dos protestos no país. A intenção ao realizar nova rodada, segundo o presidente, Robson Andrade, foi justamente medir o impacto das manifestações na avaliação de Dilma Rousseff e dos governadores.

Saudosismo 1 Disparou o percentual de eleitores que consideram o governo Dilma pior que o de Lula, pela CNI/Ibope. Em março, 18% dos entrevistados diziam que a atual administração é inferior à passada. Agora, são 46%.

Saudosismo 2 O índice de eleitores que dizem que Dilma faz governo melhor que o de Lula caiu de 20% em março para 10%. O grupo que acha as gestões equivalentes caiu de 61% para 42%.

Tóxico O pior desempenho de Dilma se dá no Rio de Janeiro de Sérgio Cabral (PMDB), onde ela tem 19%. Petistas dizem que a presidente deveria se descolar do governador, ao lado de quem vai aparecer no domingo.

Auto-ajuda Quem leu a nota da atleticana Dilma saudando o time pelo título na Libertadores viu recado político no final: "Parabéns não apenas pela vitória. Parabéns por, mesmo diante de resultado adverso, não desistirem, não esmorecerem e, por isso mesmo, se superarem".

Deserto Dado o cenário de perda de popularidade de governantes em geral, Geraldo Alckmin (PSDB) disse a correligionários que prevê um número recorde de votos em branco e nulos nas eleições para deputado em 2014.

Calma Eduardo Campos (PSB) reagiu com cautela aos 58% de aprovação. Vai concentrar a agenda em Pernambuco. A aliados, tem dito que "a hora é de entregar".

Boletim médico Dilma ligou para Roberto Kalil para se informar acerca da saúde de José Genoino. O deputado petista foi internado ontem em São Paulo após sentir fortes dores no peito.

Em alerta Por conta da transferência do local onde o papa Francisco realizará a missa de domingo, de Guaratiba para Copacabana, a Polícia Federal já apura possíveis manifestações na região, com as quais o governo não contava no local original.

Caixa... O prefeito Fernando Haddad (PT) começou a consultar representantes da sociedade civil sobre a aceitação de cobrança de tributos sobre a gasolina de carros particulares como forma de compensar a redução das tarifas de ônibus.

...antecipado O petista quer colocar o modelo da Cide municipal em prática até o ano que vem, para evitar ou amortecer o impacto de um novo aumento das passagens previsto para 2014.

Sem sinal O PSDB na Câmara segura a tramitação do projeto de lei de antenas, já aprovado no Senado e considerado por técnicos do governo fundamental para agilizar os procedimentos para licenciamento de antenas e aumentar a cobertura de celulares nas grandes cidades.

Rua O deputado estadual paulista Campos Machado (PTB) vai lançar em 22 de agosto uma campanha nacional pela redução da maioridade penal, com coleta de assinaturas para propor um plebiscito sobre o tema.

Visita à Folha Dirceu Barbano, diretor-presidente da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), visitou ontem a Folha. Estava com Márcia Turcato, assessora de comunicação.

com ANDRÉIA SADI e BRUNO BOGHOSSIAN

tiroteio
"Não é profecia nenhuma prever que um Giannazi qualquer' tomaria uma atitude para defender a ética no exercício da política."

DO DEPUTADO ESTADUAL CARLOS GIANNAZI (PSOL-SP), sobre o alerta que Guilherme Afif diz ter recebido sobre a possibilidade de seu impeachment.

contraponto


Nos tempos da brilhantina
O governador paulista Geraldo Alckmin (PSDB) discursou animado para uma plateia de aposentados, esta semana, quando anunciou o "passe livre" para idosos em ônibus intermunicipais. Primeiro, disse que os bailes da terceira idade são os mais animados. Depois, citou Fernando Henrique Cardoso para dizer que a vida começa aos 80. Por fim, ao citar autores célebres, o tucano fez referência a Honoré de Balzac e emendou:

--Antigamente, as pessoas chamavam as mulheres de 30 anos de balzaquianas, mas hoje tem muita mulher de 40 anos que é um brotinho!

Nenhum comentário: